"Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados

Auteurs

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p73-88

Mots-clés :

alfabetização, letramento, significados, usos sociais

Résumé

Este artigo se constitui por reflexão crítica feita no âmbito do "Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar: o papel da instituição escolar" - certificado pela USP, com apoio do CNPq e FAPESP. O mesmo pretende discutir as palavras mais usadas na área da Alfabetização, aqui chamadas de conceitos cotidianos, à luz das contribuições de Serge Wagner e de Jean Biarnès, de modo a contribuir para a compreensão deste processo tanto para educadores como para pesquisadores. Faremos considerações acerca da necessidade da construção de novos sentidos neste âmbito do saber.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2007-02-01

Numéro

Rubrique

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Comment citer

Silva, N. da. (2007). "Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(1), 73-88. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p73-88