"Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p73-88

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, significados, usos sociais

Resumo

Este artigo se constitui por reflexão crítica feita no âmbito do "Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar: o papel da instituição escolar" - certificado pela USP, com apoio do CNPq e FAPESP. O mesmo pretende discutir as palavras mais usadas na área da Alfabetização, aqui chamadas de conceitos cotidianos, à luz das contribuições de Serge Wagner e de Jean Biarnès, de modo a contribuir para a compreensão deste processo tanto para educadores como para pesquisadores. Faremos considerações acerca da necessidade da construção de novos sentidos neste âmbito do saber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Silva, N. da. (2007). "Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(1), 73-88. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p73-88