Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária

Autor/innen

  • Pedro Heliodoro M. B. Tavares USP; FFLCH; DLM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200006

Schlagwörter:

Fausto, Teatro de Animação, Kasperltheater

Abstract

Pretendemos, no seguinte artigo, apresentar a história de Fausto através da tradição do teatro de animação e suas influências sobre obras literárias relacionadas ao doutor herético. Baseada em uma personalidade real, a lenda de Fausto remonta à época da reforma luterana. Desde o Volksbuch de Spies, Fausto operou como um exemplo de advertência para a fé recém surgida, que encontrou na técnica do teatro de animação a maneira ideal de difundir sua ideologia. Mais tarde, a advertência tornou-se fascinação em relação a esta personagem, que ganhou fama em sua fusão com a divertida tradição do Kasperltheater. Seguindo as pegadas dessa evolução, podemos certamente entender algumas das direções que a lenda tomou em obras literárias, especialmente no caso do Fausto de Goethe.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Veröffentlicht

2011-12-01

Ausgabe

Rubrik

Literatur/ Kulturwissenschaft

Zitationsvorschlag

TAVARES, Pedro Heliodoro M. B. Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 18, p. 72–99, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000200006. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/38115.. Acesso em: 23 jun. 2024.