Ernst Jünger

figuras do conservadorismo

Autor/innen

  • Victor de Oliveira Pinto Coelho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372237129

Schlagwörter:

Ernst Jünger, história, conservadorismo

Abstract

O artigo visa a uma análise comparativa das obras de Ernst Jünger O trabalhador e Nos penhascos de mármore. O objetivo é demonstrar que o conservadorismo do autor abrange essas duas obras, que representam fases distintas: a primeira marcada a busca pela junção do mecânico e do orgânico através do realismo heroico, e a segunda pela busca por uma Ordem transcendente. Assim, se houve, por um lado, uma mudança política do autor, que se afasta definitivamente do horizonte nazista através do caráter alegórico de Nos penhascos de mármore, por outro lado, sua obra continua ligada a uma ênfase aristocrática e conservadora numa Ordem que determina a vida. Nesse sentido, buscamos as similaridades entre figuras e imagens delineadas pelo autor em O trabalhador, Nos penhascos de mármore, assim como outras obras do período do entreguerras.

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Veröffentlicht

2019-02-22

Ausgabe

Rubrik

Dossiê: Literatura e Teoria da História

Zitationsvorschlag

COELHO, Victor de Oliveira Pinto. Ernst Jünger: figuras do conservadorismo. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 37, p. 129–157, 2019. DOI: 10.11606/1982-88372237129. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/155119.. Acesso em: 24 jun. 2024.