O impacto de um intercâmbio acadêmico para a formação em Letras: o caso da Studienreise
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372753385Palavras-chave:
Studienreise, letras-alemão, aprendizagem intercultural, motivação, perspectiva crítica e decolonialResumo
Este artigo pretende discutir o impacto da participação no programa Studienreise, uma viagem acadêmico-cultural à Alemanha financiada pelo DAAD para 15 estudantes de Letras-Alemão da Universidade de São Paulo. O projeto para o pedido da verba para a viagem foi desenvolvido por uma docente da USP e realizado em cooperação com quatro universidades alemãs nas cidades de Berlim, Leipzig e Jena, além do engajamento ativo das estudantes envolvidas no programa. Para compreender as consequências da participação no projeto, a partir da perspectiva das estudantes, realizamos duas coletas de dados anônimas (antes e depois da viagem) por meio de questionários online. Este levantamento teve o intuito de averiguar o impacto da participação no programa tendo em vista os seguintes conhecimentos e experiências prévias e posteriores: língua e cultura alemã; objetivos individuais; motivação e participação; perspectivas futuras profissionais e pessoais. Os resultados indicam a grande relevância do envolvimento de estudantes de Letras-Alemão em programas como a Studienreise no que tange os seus conhecimentos e perspectivas profissionais, acadêmicas e individuais. Não obstante, foi possível observar a importância da preparação e seleção do projeto, das universidades parceiras e das estudantes envolvidas, como determinantes para experiências (inter)culturais e linguísticas críticas e decoloniais.
Downloads
Referências
AMORIM, G. B; FINARDI, K.R. Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro. Avaliação (Campinas) v. 22 n.3, Sep-Dec 2017 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300003.
AQUINO, M. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua adicional em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. Ensino & Pesquisa, Curitiba, v. 18, n. 2, 23-35, 2020. DOI https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.23-35.
AQUINO, M.; FERREIRA, M.; Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, e1709, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-9.
AQUINO, M.; GALLI, L. Motivação, participação e pesquisa em Letras: o papel da acolhida acadêmica na perspectivas de estudantes. Cadernos de Letras da UFF, no prelo.
AQUINO, M.; MECHTENBERG, F. TASSINARI, M. G. Fremdsprachenlernen im Teletandem: Ein deutsch-brasilianisches Kollaborationsprojekt aus der Sicht teilnehmender Studierender. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 25, n. 47, 122-147, 2022. DOI: 10.11606/1982-883724547122.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. República Federal da Alemanha. 04 jan. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/relacoes-bilaterais/todos-os-paises/republica-federal-da-alemanha (08/07/2023).
BUNDESMINISTERIUM DES INNERN UND FÜR HEIMAT. Nationaler Aktionsplan gegen Rassismus. Frankfurt am Main: Zarbock, 2017. Disponível em: https://www.bmi.bund.de/SharedDocs/downloads/DE/publikationen/themen/heimat- integration/nap.pdf?__blob=publicationFile&v=8 (08/07/2023).
CHAMBERS, G. Motivating language learners. Bristol: Multilingual Matters, 1999.
ĆURKOVIC, A. Fachlicher und landeskundlicher Bericht über die Studienreise nach Deutschland. Zbornik radova Filozofskog fakulteta, n. XVII, 88-91, 2019. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=833691.
DESCRIÇÃO do curso. Serviço de Graduação da FFLCH-USP. Disponível em: https://graduacao.fflch.usp.br/descricao-do-curso (08/07/2023).
DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative and Mixed Methodologies. Oxford: Oxford University Press, 2007.
DÖRNYEI, Z. Teaching and researching motivation. Harlow: Longman, 2001.
GENDER STATISTIC DATABASE. EIGE, 2024. Disponível em: https://eige.europa.eu/gender- statistics/dgs/indicator/genvio_att_inci_gene__eb_spec_sexharassfreq/bar/year:2016/ geo:EU28,BE,BG,CZ,DK,DE,EE,IE,EL,ES,FR,HR,IT,CY,LV,LT,LU,HU,MT,NL,AT,PL,PT,RO,SI,SK,FI,SE,UK/sex:W/ANSWER:PCT_VERY_COMMON (08/07/2023).
GERHARDT, T. E; RAMOS, I.C.; RIQUINHO, D.; SANTOS, D, L. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T (org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, 67-90.
JUBILEU de 50 anos do DAAD Brasil. Deutscher Akademischer Austauschdienst – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Disponível em: https://www.daad.org.br/pt/quem-somos/50-anos/ (08/07/2023).
LIST, K. Sexual violence and harassment against female students in Germany. Rivista di Criminologia, Vittimologia e Sicurezza, VII(2), Maggio-Agosto, p. 80-99, 2013. Disponível em: https://www.vittimologia.it/rivista/articolo_list_2013-02.pdf
MARIANO, T; Lorke, F. Das Programm Deutsch ohne Grenzen in Brasilien: Chancen und Herausforderungen für die Ausbildung von Deutschlehrerinnen und Deutschlehrern. Info DaF, v. 47 n.5: 552–569, 2020. DOI: https://doi.org/10.1515/infodaf-2020-0090.
MARQUES-SCHÄFER, G.; BOLACIO FILHO, E.S. Der Beitrag einer vom DAAD finanzierten Studienreise zur Ausbildung von angehenden DaF-Lehrenden. Info DaF, v. 47, n. 5, 570- 593, 2020. DOI: https://doi.org/10.1515/infodaf-2020-0088.
WONG, R. M. H. An investigation of strategies for student motivation in the Chinese EFL context. Innovation in Language Learning and Teaching, v. 8, n. 2, 132-154, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pandaemonium Germanicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.