Doch, ich bin Deutsche: um exemplo de representatividade Preta no material didático de alemão
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88372753252Palavras-chave:
representatividade preta, material didático, racismo, pensamento decolonialResumo
O presente artigo tem como objetivo dialogar com os conceitos de colonialidade e decolonialidade no ensino-aprendizado de alemão como língua adicional. Partindo dessa perspectiva, entendemos a importância de nossas referências e a necessidade de materiais e livros didáticos que contemplem a representatividade e dialoguem com as vivências das/os aprendizes (Matos 2020, Silva 2019, Freire 2011). Assim, percebemos a importância de um diálogo a respeito de como essa representatividade pode ser concretizada e quais os seus desdobramentos tanto na perspectiva da/do aprendiz quanto da/do professora/professor. Tendo isso em consideração, propomos uma unidade didática que busca proporcionar aos educadores e aprendizes uma pedagogia que contemple a diversidade, um letramento racial crítico, assim como um material que trabalhe o tema racismo e representatividade nas aulas de alemão. Por fim, discutiremos sobre a sua aplicação e resultados alcançados por seus idealizadores em uma turma de graduação de Letras - português/alemão no contexto universitário público do Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
AQUINO, Marceli e FERREIRA, Mergenfel. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, v. 17, 1-33, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-9> (20/09/2023).
ARANTES, Poliana C. C. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 24, 1-30, 2018.
AYIM/OPITZ, May. Rassismus hier und heute. In: AYIM, M.; OGUNTOYE, K.; SCHULTZ, D. Farbe bekennen: afro- deutsche Frauen auf den Spuren ihrer Geschichte. Hamburg: Orlanda, 3. Auflage 2021, 169-190.
BOHUNOVSKY, Ruth. Imagens de uma língua: reflexões sobre o ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Pandaemonium Germanicum, v. 9, n. 9, 327-344, 2005.
BOHUNOVSKY, Ruth. O ensino de línguas estrangeiras no Brasil e a “compreensão do estrangeiro”: o papel da tradução. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 8, n. 2, 170-184, 2009.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil: Consciência em debate. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CASTRO, Ângela Cristina R. de. A Língua Materna como Instrumento de Interação na sala de aula de Língua Estrangeira. In: 6 InPLA. Intercâmbio (PUCSP), v. VI. São Paulo: PUC-SP, 1996.
CLIFFORD, Nabby. Negro ou preto? É preto. Youtube, 13 de nov. de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3ccWLl0m4QA> (07/03/2024).
DEVULSKY, Alessandra. Colorismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico através de Narrativas Autobiográficas: com Atividades Reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de raça em estudos da linguagem: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação Linguística Crítica e Identidades Sociais de Raça. In: PESSOA, R., SILVESTRE, V., MÓR, W.M. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, 39-46.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento racial crítico. In: SILVA MATOS, Doris C.V. e DE SOUSA, Cristiane M.C.L.L. (org). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. São Paulo: Pontes Editores, 2022, 207-214.
FONTES, Guilherme A. G., SANTANA, Mariana, V. M., SARDINHA, Luís S., LEMOS, Valdir de A., As relações entre representação social, representatividade e identidade negra. Diálogos interdisciplinares, v. 9, n. 4, 65-74, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GONDAR, Anelise; FERREIRA, Mergenfel A. V. Desafios do uso do livro didático no ensino superior: uma análise empírica exploratória da recepção de aspectos de vocabulário, gramática e exercícios do livro DaF kompakt. Pandaemonium Germanicum, v. 22, n. 37, 302-330, 2019.
LUCAS, Patrícia de Oliveira. Os materiais didáticos de inglês como língua estrangeira (LE) na prática de professores da escola pública: um convite à formação reflexiva ou à perpetuação do ensino prescritivo? Tese (Doutorado em Linguística) - São Carlos: Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar, 2016.
KAŠTYLOVÁ, Mgr. Markéta. Authentische Texte im Deutschunterricht. Tese (Mestrado em Pedagogia), Faculdade de Língua Alemã, Masarykova univerzita. Brno, 52, 2015.
MATOS, Doris C. V. da S. Decolonialidade e currículo: repensando práticas em espanhol. In: MENDONÇA E SILVA, C. A. América latina e língua espanhola: discussões decoloniais. Campinas: Pontes Editores, 2020, 93-115.
MIGNOLO, Walter D. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Duke University Press: Durham & London, 2011.
OGUNTOYE, Katharina. Was ich dir schon immer sagen wollte. Ayim, M.; OGUNTOYE, K.; SCHULTZ, D. Farbe bekennen: afro-deutsche Frauen auf den Spuren ihrer Geschichte. Hamburg: Orlanda, 3. Auflage 2021, 271-277.
PENNYCOOK, Alaistair. Lingüística Aplicada pós-ocidental. In: CORACINI, Maria José R. J., BELTOLDO, Ernesto Sérgio (orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Mercado de Letras, 2003, 21-60.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, Identidade e a Questão Ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ROMÃO, T. L. C. Língua materna e ensino de ALE no Brasil: o locus da língua materna, da tradução e da versão no manual didático Aufbaukurs Deutsch I, II e III. In: MOURA, Magali; BOLACIO, Ebal; STANKE, Roberta; SALIÉS, Tânia. (Org.). Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, 104-123.
SAMPAIO, Ivanete da Hora; PUH, Milan. Ensino da língua alemã na contemporaneidade: algumas perspectivas críticas como oportunidades e desafios. Projekt, n. 62, 80-89, 2023.
SCHÄFER, Caroline R, SPERLING, Martina, MÜCKE, Thainá, A leitura de textos nas aulas de língua alemã. Licencia & acturas, v. 2, n. 2, 90-95, 2014.
SILVA, Christina W., Förderung des kritischen Denkens und des Fremdverstehens im DaF-Unterricht am Beispiel von Texten aus deutschen Straßenzeitung. Info DaF, v. 46, 601-602, 2019.
STANKE, Roberta. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
WALSH, Caterine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
WIEDENROTH, Eleonore. Was macht mich so anders in den Augen der anderen. In: AYIM, M.; OGUNTOYE, K.; SCHULTZ, D. Farbe bekennen: afro-deutsche Frauen auf den Spuren ihrer Geschichte. Hamburg: Orlanda, 3. Auflage 2021, 169-190.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pandaemonium Germanicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.