Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372649196

Palavras-chave:

licenciatura em língua alemã, atividades de estágio, planejamento de aula

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.

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Publicado

2023-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVEIRA, Ana Clara Neves; UPHOFF, Dörthe. Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 49, p. 196–220, 2023. DOI: 10.11606/1982-88372649196. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/208724.. Acesso em: 24 nov. 2024.