A tradução intercultural como sensibilização para aspectos culturais no ensino de alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372546141

Palavras-chave:

Culture, Intercultural translation, intercultural awareness, German as a Foreign Language

Resumo

Língua e cultura vistas como duas faces de uma mesma moeda já é um ponto pacífico na área da Didática (Kramsch 1996; Koreik 2013). Apesar disso, ainda hoje há muitos questionamentos sobre como abordar essa temática em sala de aula (Kramsch 2013). Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da sensibilização intercultural por meio da tradução intercultural a partir da análise de cartas pessoais escritas por uma brasileira a seus familiares no Brasil durante sua estada na Alemanha, na qual relata suas vivências e experiências com os festejos de carnaval. A análise das cartas baseia-se nos conceitos de relato de viagem e escritor viajante (Bassnett 2004, 2007), ambos oriundos da perspectiva descritivista da Tradução, bem como no conceito de tradutor intercultural (Lima 2021); e a análise do processo da construção da sensibilização intercultural fundamenta-se no Fluxo de Sensibilização Intercultural (Lima 2021). Assim, através desses relatos em cartas pessoais, torna-se possível observar a construção da sensibilização intercultural da escritora viajante no papel de tradutora intercultural e, a partir do entendimento desse processo, torna-se possível tomar consciência de alguns aspectos relevantes para o ensino de língua alemã.

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Publicado

2022-03-08

Edição

Seção

Dossiê: Mediação, tradução e interpretação no ensino de alemão como LE/L2

Como Citar

LIMA, Adriana Borgerth Vial Corrêa; STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes. A tradução intercultural como sensibilização para aspectos culturais no ensino de alemão . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 46, p. 141–171, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372546141. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/195229.. Acesso em: 24 nov. 2024.