A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837203086Palavras-chave:
Ensino de alemão, Centro de Estudo de Línguas, motivação, multiletramentosResumo
A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunosDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2017-03-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
CANATO, Juliana Bonsi Corrêa; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 30, p. 86–111, 2017. DOI: 10.11606/1982-8837203086. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/128534.. Acesso em: 21 nov. 2024.