How Brazilian students conceptualize the experience of learning German for academic purposes
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88371928124Palavras-chave:
Linguística cognitiva, Linguística Aplicada, alemão para fins acadêmicosResumo
Este estudo tem como objetivo investigar como aprendizes de língua estrangeira no programa de Alemão para Fins Acadêmicos (AFA) em uma universidade federal brasileira interagem em sua língua materna sobre suas motivações para aprender uma língua estrangeira, bem como sua motivação para participar de programas de intercâmbio. Os dados foram coletados usando a metodologia de grupo focal com três grupos de seis estudantes cada (níveis A1, A2 e B1). Analisamos o grupo de A1. Conduzimos uma análise do discurso à luz da metáfora nos dados para examinar as metáforas e metonímias que surgiram nas interações dos grupos focais. Pudemos identificar a presença de metáforas sistemáticas como aprendizagem é trabalho duro e aprendizagem é pular barreiras, imbricadas com metáforas conceptuais como educação é uma viagem e dificuldades são peso, que apontam para a motivação de aprendizagem verbalizada pelos participantes desse estudoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Edição
Seção
Nao definida
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
FERREIRA, Luciane Corrêa. How Brazilian students conceptualize the experience of learning German for academic purposes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 28, p. 124–152, 2016. DOI: 10.11606/1982-88371928124. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/119176.. Acesso em: 21 nov. 2024.