Princípios orientadores da formação humana: dimensão normativa da educação

Autores

  • José Policarpo Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Lucicleide Falcão de Melo Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100012

Palavras-chave:

formação do indivíduo, verdade, individuação, liberdade

Resumo

Este trabalho promove uma reflexão sobre princípios que fundamentam a natureza da educação, embora nem sempre sejam adequadamente considerados pelo campo educacional em sua dimensão teórica e científica. Esses princípios _ igualdade, verdade, utilidade, razoabilidade, introspecção, individuação e liberdade - são concebidos como elementos da dimensão normativa da educação. Tal dimensão apresenta-se como uma atualização do conceito de arete que guiou a construção espiritual da noção de Paidéia grega, raiz histórica do conceito de educação. Embora aqueles princípios não constituam uma lista completa da compreensão da educação, eles são necessários para sua legitimação como um campo próprio de saber e prática.

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Policarpo Junior, J., & Rodrigues, M. L. F. de M. (2010). Princípios orientadores da formação humana: dimensão normativa da educação . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(45), 95-103. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100012