A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200006Palavras-chave:
Intencionalidade, Consciência, EducaçãoResumo
Esse estudo trata a questão da intencionalidade da consciência no processo educativo. O objetivo é mostrar que a conscientização, finalidade última da educação, somente é alcançada mediante a consciência de que o homem está no mundo e com o mundo. A metodologia utilizada consistiu na análise de algumas obras de Paulo Freire que nos permitiram perceber que é, justamente, na praxis, que o homem toma consciência. A esse processo dá-se o nome de "conscientização". Percebeu-se, nesse estudo, que existe uma relação de profunda dependência entre o processo de conscientização, o processo educacional e o processo concreto de libertação do homem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.