O conceito freudiano de representação em "Sobre a concepção das afasias"
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200003Palavras-chave:
psicanálise, Freud, metapsicologia, afasias, representaçãoResumo
A noção de representação - uma das mais fundamentais da teoria freudiana - é objeto de uma extensa reflexão na monografia "Sobre a concepção das afasias". Nesta monografia, o autor faz uma revisão crítica das principais hipóteses sobre as afasias que predominavam na época - basicamente as do neurologista alemão Carl Wernicke - a partir das quais ele propõe uma concepção alternativa sobre o funcionamento normal e a patologia da linguagem. Como a teoria de Wernicke fundamentava-se em uma concepção específica de representação, esta acaba sendo também repensada por Freud. O objetivo deste artigo é discutir algumas das hipóteses propostas em "Sobre a concepção das afasias" e apontar as suas implicações para a formulação do conceito de representação e para o sentido que ele adquirirá no âmbito da reflexão metapsicológica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.