Autoeficácia e Habilidades Sociais: Mediadores da Relação entre Estresse e Adaptação Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3339Palavras-chave:
Ensino superior, Stress, Autoeficácia, Habilidades sociaisResumo
O ingresso na universidade é marcado por exigências de desempenho acadêmico, pessoal e emocional, propiciando experiências estressoras. Este estudo teve como objetivo comparar estresse, autoeficácia, habilidades sociais e adaptação acadêmica entre estudantes do primeiro e do terceiro período e verificar se a autoeficácia e as habilidades sociais podem mediar a relação do estresse com a adaptação acadêmica. Participaram do estudo 606 universitários. Foram utilizados os instrumentos Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Estresse Acadêmico, Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Habilidades Sociais. Foi realizado teste t e análises de mediação. Como resultados, alunos do terceiro período apresentaram níveis estatisticamente maiores de estresse do que os de primeiro. A autoeficácia e as habilidades sociais mediaram a relação do estresse com a adaptação acadêmica. O estudo foi capaz de contribuir na compreensão de como o estresse impacta a adaptação acadêmica.
Downloads
Referências
Araújo, A. M., Almeida, L. S., Ferreira, J. A., Santos, A. A., Noronha, A. P., & Zanon, C. (2014). Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES): Construção e validação de um novo questionário [Higher Education Adaptation Questionnaire (QAES): Construction and validation of a new questionnaire]. Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 131-145. Retrieved from https://www.researchgate.net/profile/Alexandra-Araujo2/publication/268148778_Questionario_de_Adaptacao_ao_Ensino_Superior_QAES_Construcao_e_validacao_de_um_novo_questionario/links/56d35f8e08aeb52500d186c7/Questionario-de-Adaptacao-ao-Ensino-Superior-QAES-Construcao-e-validacao-de-um-novo-questionario.pdf
Bandura, A. (1997). Self-efficacy, the exercise of control. Freeman and Company.
Bauth, M. F., Rios, A. C., Lima, D. C., & Resende, K. I. D. S. (2019). Avaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes [Social skills of beginner and senior undergraduates evaluation]. Contextos Clínicos, 12(1), 104-123. https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.05
Caballo, V. E., & Salazar, I. C. (2017). Desarrollo y validación de un nuevo instrumento para la evaluación de las habilidades sociales: El “Cuestionario de Habilidades Sociales” (CHASO) [Development and validation of a new instrument for the evaluation of social skills: The “Social Skills Questionnaire” (CHASO)]. Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 25(1), 5-24. https://www.behavioralpsycho.com/producto/desarrollo-y-validacion-de-un-nuevo-instrumento-para-la-evaluacion-de-las-habilidades-sociales-el-cuestionario-de-habilidades-sociales/
Carmo, M. C., & Polydoro, S. A. J. (2010). Integração ao Ensino Superior em um curso de Pedagogia [Integrating Higher Education in a course of Education]. Psicologia Escolar e Educacional, 14(2), 221-231.https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200005
Casanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior [Difficulties in the academic adaptation of students of the 1st year of Higher Education]. E-Psi, 9(1), 165-181. Retrieved from https://artigos.revistaepsi.com/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdf
Cohen, J. (1988). Set correlation and contingency tables. Applied Psychological Measurement, 12(4), 425-434. https://doi.org/10.1177/014662168801200410
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2010). Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades [Social skills and behavior analysis: Historical connection and new issues]. Perspectivas em Análise do Comportamento, 1(2), 104-115. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v1i2.33
Dominguez-Lara, S., & Fernández-Arata, M. (2019). Autoeficacia académica en estudiantes de Psicología de una universidad de Lima [Academic self-efficacy in Psychology students from a University in Lima]. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21(1), 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e32.2014
Farias, R.V., & Almeida, L. S. (2020). Expectativas académicas no Ensino Superior: Uma revisão sistemática de literatura [Academic expectations in Higher Education: A systematic literature review]. E-Psi, 9(1), 68-93. Retrieved from https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo5/
Freires, L. A., Sousa, E. A., Loureto, G. D. L., Gouveia, V. V., & Monteiro, R. P. (2018). Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida [Academic Stress: Adaptation and psychometric evidence of a measure]. Revista Psicologia em Pesquisa, 12(3), 22-32. https://doi.org/10.24879/2018001200300532
Fritz, M. S., & MacKinnon, D. P. (2007). Required sample size to detect the mediated effect. Psychological Science, 18(3), 233-239. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2007.01882.x
Haukoos, J. S., & Lewis, R. J. (2005). Advanced statistics: Bootstrapping confidence intervals for statistics with “difficult” distributions. Academic Emergency Medicine, 12(4), 360-365. https://doi.org/10.1197/j.aem.2004.11.018
Hayes, A. F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. The Guilford Press.
Lopes, I. F., & Meurer, A. M. (2019). Autoeficácia, elementos priorizados na prospecção de carreira e comportamento acadêmico: Análise dos estudantes de Ciências Contábeis das IES públicas [Self-efficacy, elements prioritized in career prospection and academic behavior: Analysis of accounting students of public higher education]. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13(1), 46-67. https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1937
Nazar, T. C. G., Pering, A. C., Girotto, D. A., & Kucmanski, T. (2020). Treinamento de habilidades sociais em universitários: Um estudo acerca das variáveis estresse e habilidades sociais [Training of social skills in university students: A clipping study about the variable stress and social skills]. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 4(1), 190-204. http://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.210
Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários [Mental health and quality of life of university students]. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086
Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2010). Escala de auto-eficácia na formação superior: Construção e estudo de validação [Higher Education Self-efficacy Scale: Construction and validation research]. Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278. Retrieved from https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-579907
Rocha, W. A., Dantas, M. D., Carvalho, K. V. G., Silva, G. G. I., Fontes, T. A., Meneses, A. P., & Queiróz, T. F. (2019). Estresse no ambiente universitário: Explanações sobre causas e implicações para o surgimento de distúrbios psíquicos menores em estudantes do curso de enfermagem [Stress in the university environment: Explanations about causes and implications for the emergence of minor psychic disorders in nursing students]. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT, 5(3), 41-45. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7160
Rosinha, A. P., & Andrade, H., Jr. (2020). Adaptação ao ensino superior militar: Preditores do sucesso académico [Adaptation to military higher education: Academic success predictors]. Innovar, 30(76), 131-141. https://doi.org/10.15446/innovar.v30n76.85218
Sahão, F. T., & Kienen, N. (2020). Comportamentos adaptativos de estudantes universitários diante das dificuldades de ajustamento à universidade [Undergraduate students’ adaptative behaviors facing university adjustment difficulties]. Quaderns de Psicologia, 22(1), e1612. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1612
Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos [Social skills and adaptation to university: Convergences and divergences of constructs]. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911
Soares, A., Lima, C. A., Santos, G., & Silva, I. (2019). Diferenças de adaptação acadêmica entre estudantes do curso de psicologia [Differences in academic adaptation among students of the psychology course]. Revista Psicologia em Pesquisa, 13(3), 93-118. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27231
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2019). Using multivariate statistics (7th ed.). Pearson.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paidéia (Ribeirão Preto)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.