Autoeficácia e Habilidades Sociais: Mediadores da Relação entre Estresse e Adaptação Acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3339

Palavras-chave:

Ensino superior, Stress, Autoeficácia, Habilidades sociais

Resumo

O ingresso na universidade é marcado por exigências de desempenho acadêmico, pessoal e emocional, propiciando experiências estressoras. Este estudo teve como objetivo comparar estresse, autoeficácia, habilidades sociais e adaptação acadêmica entre estudantes do primeiro e do terceiro período e verificar se a autoeficácia e as habilidades sociais podem mediar a relação do estresse com a adaptação acadêmica. Participaram do estudo 606 universitários. Foram utilizados os instrumentos Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Estresse Acadêmico, Escala de Autoeficácia na Formação Superior e Questionário de Habilidades Sociais. Foi realizado teste t e análises de mediação. Como resultados, alunos do terceiro período apresentaram níveis estatisticamente maiores de estresse do que os de primeiro. A autoeficácia e as habilidades sociais mediaram a relação do estresse com a adaptação acadêmica. O estudo foi capaz de contribuir na compreensão de como o estresse impacta a adaptação acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Maria Eduarda de Melo Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Maria Eduarda de Melo Jardim has a master’s degree in Social Psychology from the Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brazil.

  • Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Adriana Benevides Soares is a Professor of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brazil.

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Publicado

2024-05-04

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Jardim, M. E. de M., & Soares, A. B. (2024). Autoeficácia e Habilidades Sociais: Mediadores da Relação entre Estresse e Adaptação Acadêmica. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3339. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3339