Teste de criatividade figural: investigação inicial para uso em adolescentes e adultos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3230Palavras-chave:
Validade do teste, Precisão do teste, Avaliação psicológicaResumo
Buscando investigar as qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Infantil para uso em adolescentes e adultos, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial, precisão e influência das variáveis gênero e nível de escolaridade nos resultados. A amostra foi composta por 309 participantes (M = 33,35 anos; DP = 22,04), 166 do sexo feminino e diferentes níveis de escolaridade. A análise fatorial exploratória indicou a existência de quatro fatores: elaboração (F1), aspectos externos (F2), aspectos cognitivos (F3) e aspectos emocionais (F4). A precisão do instrumento foi w= 0,776. Diferenças foram encontradas no F1 e pontuação total a favor do sexo feminino e em todos os fatores e na criatividade total, a favor do grupo com maior nível de escolaridade. Estudos voltados à investigação de outras qualidades psicométricas são recomendados antes do uso do instrumento em participantes com maior idade do que a contemplada na versão infantil do teste.
Downloads
Referências
Bart, W. M., Hokanson, B., & Can, I. (2017). An investigation of the factor structure of the Torrance Tests of Creative Thinking. Educational Sciences: Theory & Practice, 17(2), 515-528. doi:10.12738/estp.2017.2.0051
Benedek, M., & Fink, A. (2019). Toward a neurocognitive framework of creative cognition: The role of memory, attention, and cognitive control. Current Opinion in Behavioral Sciences, 27, 116-122. doi:10.1016/j.cobeha.2018.11.002
Humble, S., Dixon, P., & Mpofu, E. (2018). Factor structure of the Torrance Tests of Creative Thinking Figural Form A in Kiswahili speaking children: Multidimensionality and influences on creative behavior. Thinking Skills and Creativity, 27, 33-44. doi:10.1016/j.tsc.2017.11.005
Kupers, E., Lehmann-Wermser, A., McPherson, G., & van Geert, P. (2019). Children’s creativity: A theoretical framework and systematic review. Review of Educational Research, 89(1), 93-124. doi:10.3102/0034654318815707
Lassig, C. (2019). Creativity talent development: Fostering creativity in schools. In S. R. Smith (Ed.), Handbook of giftedness and talent development in the Asia-Pacific (pp. 1045-1069). Singapore, Singapore: Springer Nature.
Lemos, A. C., Gomes, F. M., & Gouveia, L. (2018). Efeitos das variáveis sociodemográficas na criatividade [Effects of sociodemographic variables on creativity]. In M. Pocinho & S. Garcês (Orgs.), Psicologia da criatividade (pp. 63-87). Funchal, Portugal: Universidade da Madeira.
Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (2012). Mplus User’s Guide (7th ed.). Los Angeles, CA: Authors.
Nakano, T. C., Oliveira, K. S., & Zaia, P. (2021). Gender differences in creativity: A systematic literature review. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37, e372116. doi:10.1590/0102.2772e372116
Nakano, T. C., Wechsler, S. M., & Primi, R. (2011). TCFI: Teste de Criatividade Figural Infantil: Manual técnico [CFCT: Children’s Figural Creativity Test: Technical manual]. São Paulo, SP: Vetor.
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2019). Pisa 2021 creative thinking framework (third draft). Retrieved from https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA-2021-creative-thinking-framework.pdf
Plucker, J. A., Guo, J., & Makel, M. C. (2018). Creativity. In S. I. Pfeiffer (Ed.), Handbook of giftedness in children (2nd ed., pp. 81-99). Cham, Switzerland: Springer.
Prado, R. M., Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2016). Diferenças de gênero em criatividade: Análise das pesquisas brasileiras [Gender differences in creativity: An analysis of Brazilian studies]. Boletim de Psicologia, 66(144), 113-124. Retrieved from http://pepsic. bvsalud.org/pdf/bolpsi/v66n144/v66n144a10.pdf
Said-Metwaly, S., Fernández-Castilla, B., Kyndt, E., & Van den Noorgate, W. (2018). The factor structure of the Figural Torrance Tests of Creative Thinking: A meta-confirmatory factor analysis. Creativity Research Journal, 30(4), 352-360. doi:10.1080/10400419.2018.1530534
Said-Metwaly, S., Kyndt, E., & Van den Noorgate, W. (2017). Approaches to measuring creativity: A systematic literature review. Creativity: Theories, Research, Applications, 4(2), 238-275. doi:10.1515/ctra-2017-0013
Said-Metwaly, S., Kyndt, E., & Van den Noortgate, W. (2020). The factor structure of the Verbal Torrance Test of Creative Thinking in an Arabic context: Classical test theory and multidimensional item response theory analyses. Thinking Skills and Creativity, 35, e100609. doi:10.1016/j.tsc.2019.100609
Said-Metwaly, S., Van den Noortgate, W., & Barbot, B. (2021). Torrance Test of Creative Thinking-Verbal, Arabic version: Measurement invariance and latent mean differences across gender, year of study, and academic major. Thinking Skills and Creativity, 39, e100768. doi:10.1016/j.tsc.2020.100768
Shi, B., Wang, L., Yang, J., Zhang, M., & Xu, L. (2017). Relationship between divergent thinking and intelligence: An empirical study of the threshold hypothesis with Chinese children. Frontiers in Psychology, 8, 254. doi:10.3389/fpsyg.2017.00254
Torrance, E. P. (1966). Torrance tests of creative thinking. Princeton, NJ: Personnel Press.
Vincent-Lancrin, S., González-Sancho, C., Bouckaert, M., Luca, F., Fernández-Barrera, M., Jacotin, G., … Vidal, Q. (2020). Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: O que significa na escola [Developing student’s creativity and critical thinking: What it means at school] (Carbajal Trans.). São Paulo, SP: Fundação Santillana.
Wechsler, S. M. (2008). Criatividade: Descobrindo e encorajando [Creativity: Discovering and encouraging]. Campinas, SP: Lamp e Impressão Digital do Brasil.
Yahn, L., & Kaufman, J. C. (2016). Asking the wrong question: Why shouldn’t people dislike creativity? In D. Ambrose & R. J. Sternberg (Eds.), Creative intelligence in the 21st century: Grappling with enormous problems and huge opportunities (pp. 75-87). Rotterdam, The Netherlands: Sense.
Zhu, W., Shang, S., Jiang, W., Pei, M., & Su, Y. (2019). Convergent thinking moderates the relationship between divergent thinking and scientific creativity. Creativity Research Journal, 31(3), 320-328. doi:10.1080/10400419.2019.1641685
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.