Adaptação e Validação inicial da Escala de Empregabilidade Percebida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2935

Palavras-chave:

empregabilidade percebida, avaliação, universidades

Resumo

Este estudo pretende (i) explorar a estrutura fatorial da escala de empregabilidade percebida – versão para o ensino superior; (ii) identificar os fatores biográficos e contextuais preditores da empregabilidade percebida. Para tal, 373 graduados portugueses participaram neste estudo. Com base nos dados recolhidos, foram conduzidas análises fatoriais confirmatórias e análises de regressão. Os dados obtidos permitem-nos confirmar uma solução de quatro fatores, baseada no quadro teórico apresentado, com uma variância total explicada de 67% (34% para o fator 1, 14% para o fator 2, 12% para o fator 3 e 7% para o fator 4). Relativamente aos preditores da empregabilidade percebida, o género e a área de estudo emergiram como preditores positivos, enquanto que a experiência de trabalho prévia se apresentou como um preditor negativo. Os resultados apresentados permitem-nos tecer algumas implicações teóricas e práticas relativamente à avaliação e intervenção na empregabilidade dos graduados no ensino superior.

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Publicado

2019-07-06

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Monteiro, S., García-Aracil, A., & Almeida, L. S. (2019). Adaptação e Validação inicial da Escala de Empregabilidade Percebida. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2935. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2935