Influência das Habilidades Sociais e Estressores sobre o Desempenho Escolar no 6º ano

Autores

  • Neidiany Vieira Jovarini Universidade Salgado de Oliveira
  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2819

Palavras-chave:

habilidades sociais, rendimento escolar, ensino fundamental

Resumo

A transição para os anos finais do Ensino Fundamental (EF) apresenta mudanças nas relações interpessoais e nas demandas acadêmicas que podem influenciar o desempenho escolar dos estudantes. Este estudo teve por objetivo avaliar as influências das habilidades sociais e da percepção de estressores escolares dos alunos como variáveis preditoras do desempenho escolar na transição ao 6º ano do EF. Participaram 214 alunos (idade entre 11 e 17 anos), de ambos os sexos do 6º ano da rede estadual do Amazonas. Os estudantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e ao Inventário de Estressores Escolares. O modelo preditivo evidencia que as habilidades sociais de assertividade, empatia e abordagem afetiva e os estressores escolares referentes à tensão relacionada ao papel do estudante predisseram 18% do desempenho escolar. Os dados da pesquisa poderão ser utilizados em futuras intervenções com os alunos, suas famílias e professores.

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Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Jovarini, N. V., Leme, V. B. R., & Correia-Zanini, M. R. G. (2018). Influência das Habilidades Sociais e Estressores sobre o Desempenho Escolar no 6º ano. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2819. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2819