Aprendizagem por Exclusão em Crianças Pequenas

Autores

  • Leylanne Martins Ribeiro de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Universidade Federal de São Carlos
  • Lucas Tadeu Garcia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2810

Palavras-chave:

controle de estímulo, aprendizagem, crianças, vocabulário

Resumo

Crianças de diferentes idades respondem por exclusão em discriminações condicionais auditivo-visuais. Entretanto, a aprendizagem desta relação pode depender de diversos fatores: idade, tamanho do vocabulário e número de exposições à relação emergente. O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de aprendizagem por exclusão em crianças de 16 a 24 meses, empregando sondas de aprendizagem, com e sem máscara, que requeriam ou topografias de seleção ou de rejeição, para identificar quais resultam em melhores desempenhos. Discriminações condicionais palavra-objeto familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas de exclusão, aprendizagem e controle verificaram a emergência, a aprendizagem e o controle pela novidade nas relações nome-referente. Os participantes responderam por exclusão, mas não apresentaram indícios de aprendizagem consistente entre as sondas. O melhor desempenho ocorreu nas sondas de aprendizagem que requeriam controle por seleção. Nas sondas de rejeição, os participantes escolheram consistentemente o estímulo novo. Este resultado sugere que o tipo de sonda utilizado afeta o desempenho observado.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Souza, L. M. R. de, Gil, M. S. C. de A., & Garcia, L. T. (2018). Aprendizagem por Exclusão em Crianças Pequenas. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2810. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2810