Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad: la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobras

Autores/as

  • Magno Vieira da Silva Universidade de São Paulo
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144115

Palabras clave:

Comunicación organizacional, Ethos discursivo, Publicidad institucional, Petrobras

Resumen

En este trabajo se estudia la organización Petróleo Brasileiro S./A. – Petrobras teniendo en cuenta la existencia de atributos simbólicos reconocidos y utilizados por su comunicación organizacional. A partir de la noción de ethos discursivo, utilizado como tópico de análisis, se estudian cuatro anuncios de publicidad institucional de la empresa, y se busca verificar las estrategias discursivas utilizadas para actualizar y (re) afirmar los atributos de brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad relacionados con la organización.

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Biografía del autor/a

  • Magno Vieira da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela ECA/USP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PU/CRS). Professor associado do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor, pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

SILVA, Magno Vieira da; BALDISSERA, Rudimar. Brasilidad, heroísmo, utilidad y necesidad: la construcción de un ethos por la propaganda institucional de Petrobras. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 134–146, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144115. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/144115.. Acesso em: 22 jul. 2024.