Comunicação pública e transparência: questões conceituais para a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224384Palavras-chave:
Comunicação pública, Transparência, DemocraciaResumo
Este trabalho discute as interpretações predominantes no Brasil sobre comunicação pública e transparência em busca de regularidades, diferenças e complementaridades. Percebe-se nos autores estudados a tendência de ancorar os conceitos às perspectivas participativo-deliberacionistas de democracia e empoderamento da sociedade civil. Nota-se que, ao escolherem um dos conceitos como centrais à abordagem, tendem a considerar o outro dado. Conclui-se que modelagens teóricas que incorporem uma relação conceitual dual podem responder de forma mais robusta a questões que envolvam transparência e comunicação pública.
Downloads
Referências
AMORIM, Paula Karini Dias Ferreira. Democracia e internet: a transparência de gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
BRANDÃO, Elizabeth P. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 1-33.
CHI, Feng; YANG, Nathan. Twitter in Congress: Outreach vs Transparency. Munich Personal RePEc Archive (MPRA), Munich, n. 24060, 2010. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/24060/. Acesso em: 9 set. 2024.
COMEL, Naiza. Transparência na casa do cidadão: uma avaliação dos websites de prefeituras da região sul do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
CURVELLO, João José Azevedo. A dimensão interna da comunicação na administração pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 201-213.
DUARTE, Jorge. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, Wilson; AMORIM, Paula Karini Dias Ferreira; ALMADA, Maria Paula. Novos desafios para a ideia de transparência pública. E-compós, Brasília, DF, v. 21, n. 2, 2018.
HANSEN, Hans Krause; CHRISTENSEN, Lars T.; FLYVERBOM, Mikkel. Introduction: logics of transparency in late modernity: paradoxes, mediation and governance. European Journal of Social Theory, Thousand Oaks, v. 18, n. 2, p. 117-131, 2015.
HASWANI, Mariângela F. Comunicação Pública 360 graus e garantia de direitos. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.
KNIESS, Andressa Butture. Comunicação pública e transparência governamental em redes sociais digitais: o caso da Controladoria-geral da União (CGU). 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
KNIESS, Andressa Butture. Como os deputados federais compreendem a ideia de transparência pública? Um estudo sobre a produção legislativa brasileira entre 2003 e 2018. 2021. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
KOÇOUSKI, Marina. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloiza (Org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA-USP, 2012.
LIEDTKE, Paulo; CURTINOVI, Jéfferson . Comunicação Pública no Brasil: passado, presente e futuro. Comunicação Pública, [S. l.], v. 11, n 20, 2016. Disponível em http://journals.openedition.org/cp/1171. Acesso em: 9 set. 2024.
LOCATELLI, Carlos. Transparência em organizações: modelo dinâmico para pesquisa empírica. Humanidades e Inovação, Tocantins, v. 10, n. 9, p. 120-129, 2023.
LUZ, Ana Javes Andrade da. Comunicação pública e memória comunicacional: revelações e apagamentos sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Ciberpolítica: recurso eletrônico. Salvador: EDUFBA, 2016. (Coleção Cibercultura).
MATOS, Heloiza. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 59-71.
MATOS, Heloiza. A Comunicação Pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação Pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.
MATOS, Heloiza; GIL, Patrícia. Alternativas ao conceito e à prática da comunicação pública. Revista Eptic Online, São Cristóvão, v. 15, n. 2, p. 12-27, 2013.
PECORARO, Caroline. Comunicação e transparência: o Facebook das prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
PECORARO, Caroline et al. Comunicação, internet e transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., Porto Alegre, 2019. Anais […]. Campinas: Galoá, 2019. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/comunicacao-internet-e-Transparência-o-facebook-das-prefeituras-de-rio-de-janeir?lang=pt-br. Acesso em: 9 set. 2024.
ROLANDO, Stefano. A dinâmica evolutiva da Comunicação Pública. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011.
SILVA, Luiz Martins da. Publicidade do poder, poder da publicidade. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 180-200.
SCHUDSON, Michael. The shortcomings of transparency for democracy. American behavioral scientist, Thousand Oaks, v. 64, n. 11, p. 1670-1678, 2020.
WEBER, Maria Helena. Na comunicação pública, a captura do voto. LOGOS27: Mídia e Democracia, Rio de Janeiro, ano 14, p. 21-42, 2007.
WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos (Orgs.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. v. 1, p. 23-56.
WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública. Matrizes, São Paulo, v. 16, p. 141-159, 2022.
WEBER, Maria Helena; LUZ, Ana Javes Andrade da. Observatório da comunicação pública: pesquisa, crítica e cidadania. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 18, p. 1-17, 2017.
WOOD, Tim; ARONCZYK, Melissa. Publicity and transparency. American Behavioral Scientist, Thousand Oaks, v. 64, n. 11, p. 1531-1544, 2020.
ZÉMOR, Pierre. As formas da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 214-221.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Locatelli, Ana Javes Luz, Caroline Pecoraro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.