A comunicação pública nos desertos de notícia: uma análise a partir de 25 municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219Palavras-chave:
Comunicação pública, Desertos de notícia, Governos locais, Plataformas de mídia socialResumo
Este artigo analisa as plataformas de mídia social de prefeituras em 25 municípios considerados desertos de notícia, com a observação sistemática de 1.523 publicações realizadas em novembro de 2023. O objetivo foi avaliar se esses canais eram utilizados a partir dos princípios da Comunicação Pública. Constatou-se que o Facebook e o Instagram foram os mais utilizados para divulgar ações governamentais em detrimento de informações consideradas serviços públicos sociais. A área cultural obteve o maior número de postagens.
Downloads
Referências
ABCPÚBLICA. ABCPública participa de audiência no TSE sobre as normas das Eleições Municipais de 2024. ABCPública, [s. l.], 25 jan. 2024. Disponível em: https://abcpublica.org.br/abcpublica-participa-de-audiencia-no-tse-sobre-as-normas-das-eleicoes-municipais-de-2024/. Acesso em: 10 mar. 2024.
ALBUQUERQUE, Afonso de. Aqui você vê a verdade na tevê – A propaganda política na televisão. Niterói: MCII, 1999.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 14.600, de 19 de junho de 2023. Estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19. nov. 2023.
BUCCI, Eugênio. O papel da Comunicação Pública na democracia. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno. (orgs.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 23-34.
CETIC.BR – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico – 2021. Cetic.br, São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/governo-eletronico/indicadores/. Acesso em: 10 mar. 2024.
COMEL, Naiza; BRODBECK, Pedro; QUADROS, Claudia. A Prefeitura de Florianópolis no Facebook: A Comunicação Pública das redes sociais. Compolítica, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 51-80, 2021.
COMEL, Naiza; MOURA, Julia Frank de. Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis. Organicom, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 159-172, 2023.
CORREIA, Mariama. Desertos de notícias e as novas fronteiras do jornalismo no Nordeste. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/desertos-de-noticias-e-as-novas-fronteiras-do-jornalismo-no-nordeste/. Acesso em: 29 jul. 2024.
DATAREPORTAL. Digital 2023 Brazil. DataReportal, [s. l.], 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil?rq=brazil. Acesso em: 10 mar. 2024.
KEMP, Simon. Digital 2024 Global Overview Report. DataReportal, [s. l.], 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 10 mar. 2024.
DUARTE, Jorge. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse Público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 59-71.
D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.
FERREIRA, Luiz Claudio. Estudo mostra redução do “deserto de notícias” no Brasil. Agência Brasil, Brasília, DF, 9 ago. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/estudo-mostra-reducao-do-deserto-de-noticias-no-brasill. Acesso em: 28 jan. 2024.
GOMES, Wilson. Participação política online: Questões e hipóteses de trabalho. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira.; GOMES, Wilson; MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. (orgs.). Internet e Participação Política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 19-46.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas para o digital. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.
HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, São Paulo, v. 12, n. 22, p. 92-102, 2015.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
LÜDTKE, Sérgio; SPAGNUOLO, Sérgio. Brasil tem redução de 8,6% nos desertos de notícias em 2023, mas jornalismo local precisa de incentivo. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/brasil-tem-reducao-de-8-6-nos-desertos-de-noticias-em-2023-mas-o-jornalismo-local-precisa-de-incentivo/. Acesso em: 28 jan. 2023.
LUZ, Ana Javes Andrade da; WEBER, Maria Helena. A memória política do Brasil no site da presidência: acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Liinc em Revista, [s. l.], v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4571. Acesso em: 25 jul. 2024.
MAIA, Rousiley Celi Moreira; HAUBER, Gabriella; PAULA, Julia E. de. Análise de conteúdo. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira. (org.) Métodos de pesquisa em comunicação política. Salvador: Edufba, 2022. p. 39-80.
MARTINO, Luís Mauro Sá; ALEIXO, Tayra Carolina. Usos do entretenimento como estratégia de visibilidade política na página da prefeitura de Curitiba no Facebook. RuMoRes, [s. l.], v. 10, n. 20, p. 68-89, 2016.
MASSUCHIN, Michele Goulart et al. A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022). Contracampo, Niterói, v. 42, n. 3, 2023.
MEDEIROS, Rafael. A função social do rádio local entre desertos de notícia e zonas de silêncio: reverberações da migração AM – FM. Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 360-378, 2020.
MEDEIROS, Armando; CHIRNEV, Lilian. Guia de Comunicação Pública. Brasília, DF: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.
MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo; OLIVEIRA CAMPOS, Carla Leila. Comunicação Pública On-line: Um olhar a partir da microrregião de Varginha-MG. Interação – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 1-19, 2024.
PECORARO, Caroline. Comunicação, internet e transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 8., 2019, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Compolítica, 2019.
RAPOSO, João Francisco; TERRA, Carolina Frazon. Sobre comunicação e marcas “plataformizadas”: é preciso estar nos “jardins murados” para ter visibilidade?. Culturas Midiáticas, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 153-169, 2020.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília, DF: Enap, 2021.
SIENA, Osmar; CARVALHO, Erasmo Moreira de; BORBA, Priscila de Oliveira. Utilização do Facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social. Revista de Direito da Cidade, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 584-616, 2020.
WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em Comunicação Pública. MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 141-159, 2022.
WEBER, Maria Helena. Nas redes de Comunicação Pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena.; COELHO, Marja Perfeifer; LOCATELLI, Carlos. (orgs.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-58.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Agnaldo Montesso Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.