A comunicação pública nos desertos de notícia: uma análise a partir de 25 municípios brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219

Palavras-chave:

Comunicação pública, Desertos de notícia, Governos locais, Plataformas de mídia social

Resumo

Este artigo analisa as plataformas de mídia social de prefeituras em 25 municípios considerados desertos de notícia, com a observação sistemática de 1.523 publicações realizadas em novembro de 2023. O objetivo foi avaliar se esses canais eram utilizados a partir dos princípios da Comunicação Pública. Constatou-se que o Facebook e o Instagram foram os mais utilizados para divulgar ações governamentais em detrimento de informações consideradas serviços públicos sociais. A área cultural obteve o maior número de postagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Agnaldo Montesso Junior, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul-Minas) e em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diretor regional em Minas Gerais da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

Referências

ABCPÚBLICA. ABCPública participa de audiência no TSE sobre as normas das Eleições Municipais de 2024. ABCPública, [s. l.], 25 jan. 2024. Disponível em: https://abcpublica.org.br/abcpublica-participa-de-audiencia-no-tse-sobre-as-normas-das-eleicoes-municipais-de-2024/. Acesso em: 10 mar. 2024.

ALBUQUERQUE, Afonso de. Aqui você vê a verdade na tevê – A propaganda política na televisão. Niterói: MCII, 1999.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 14.600, de 19 de junho de 2023. Estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19. nov. 2023.

BUCCI, Eugênio. O papel da Comunicação Pública na democracia. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno. (orgs.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 23-34.

CETIC.BR – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico – 2021. Cetic.br, São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/governo-eletronico/indicadores/. Acesso em: 10 mar. 2024.

COMEL, Naiza; BRODBECK, Pedro; QUADROS, Claudia. A Prefeitura de Florianópolis no Facebook: A Comunicação Pública das redes sociais. Compolítica, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 51-80, 2021.

COMEL, Naiza; MOURA, Julia Frank de. Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis. Organicom, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 159-172, 2023.

CORREIA, Mariama. Desertos de notícias e as novas fronteiras do jornalismo no Nordeste. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/desertos-de-noticias-e-as-novas-fronteiras-do-jornalismo-no-nordeste/. Acesso em: 29 jul. 2024.

DATAREPORTAL. Digital 2023 Brazil. DataReportal, [s. l.], 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil?rq=brazil. Acesso em: 10 mar. 2024.

KEMP, Simon. Digital 2024 Global Overview Report. DataReportal, [s. l.], 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 10 mar. 2024.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse Público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 59-71.

D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.

FERREIRA, Luiz Claudio. Estudo mostra redução do “deserto de notícias” no Brasil. Agência Brasil, Brasília, DF, 9 ago. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/estudo-mostra-reducao-do-deserto-de-noticias-no-brasill. Acesso em: 28 jan. 2024.

GOMES, Wilson. Participação política online: Questões e hipóteses de trabalho. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira.; GOMES, Wilson; MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. (orgs.). Internet e Participação Política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 19-46.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas para o digital. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.

HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, São Paulo, v. 12, n. 22, p. 92-102, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

LÜDTKE, Sérgio; SPAGNUOLO, Sérgio. Brasil tem redução de 8,6% nos desertos de notícias em 2023, mas jornalismo local precisa de incentivo. Atlas da Notícia, [s. l.], 9 ago. 2023. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/v6/brasil-tem-reducao-de-8-6-nos-desertos-de-noticias-em-2023-mas-o-jornalismo-local-precisa-de-incentivo/. Acesso em: 28 jan. 2023.

LUZ, Ana Javes Andrade da; WEBER, Maria Helena. A memória política do Brasil no site da presidência: acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Liinc em Revista, [s. l.], v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4571. Acesso em: 25 jul. 2024.

MAIA, Rousiley Celi Moreira; HAUBER, Gabriella; PAULA, Julia E. de. Análise de conteúdo. In: MAIA, Rousiley Celi Moreira. (org.) Métodos de pesquisa em comunicação política. Salvador: Edufba, 2022. p. 39-80.

MARTINO, Luís Mauro Sá; ALEIXO, Tayra Carolina. Usos do entretenimento como estratégia de visibilidade política na página da prefeitura de Curitiba no Facebook. RuMoRes, [s. l.], v. 10, n. 20, p. 68-89, 2016.

MASSUCHIN, Michele Goulart et al. A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022). Contracampo, Niterói, v. 42, n. 3, 2023.

MEDEIROS, Rafael. A função social do rádio local entre desertos de notícia e zonas de silêncio: reverberações da migração AM – FM. Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 360-378, 2020.

MEDEIROS, Armando; CHIRNEV, Lilian. Guia de Comunicação Pública. Brasília, DF: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.

MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo; OLIVEIRA CAMPOS, Carla Leila. Comunicação Pública On-line: Um olhar a partir da microrregião de Varginha-MG. Interação – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 1-19, 2024.

PECORARO, Caroline. Comunicação, internet e transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 8., 2019, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Compolítica, 2019.

RAPOSO, João Francisco; TERRA, Carolina Frazon. Sobre comunicação e marcas “plataformizadas”: é preciso estar nos “jardins murados” para ter visibilidade?. Culturas Midiáticas, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 153-169, 2020.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília, DF: Enap, 2021.

SIENA, Osmar; CARVALHO, Erasmo Moreira de; BORBA, Priscila de Oliveira. Utilização do Facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social. Revista de Direito da Cidade, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 584-616, 2020.

WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em Comunicação Pública. MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 141-159, 2022.

WEBER, Maria Helena. Nas redes de Comunicação Pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena.; COELHO, Marja Perfeifer; LOCATELLI, Carlos. (orgs.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017. p. 23-58.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

MONTESSO JUNIOR, José Agnaldo. A comunicação pública nos desertos de notícia: uma análise a partir de 25 municípios brasileiros. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 45, p. 219–234, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224219. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/224219.. Acesso em: 21 nov. 2024.