Quadrinhos, Pintura e Literatura

Auteurs

  • Marcus Vinicius de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

DOI :

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149154

Mots-clés :

Quadrinhos, Pintura Acadêmica, Literatura, Metalinguagem., Comics, Academic Painting, Literature, Metalanguage

Résumé

Parte de uma comparação entre a tela O Último Dia de Pompeia, de Karl Bryullov, de 1833, e a história em quadrinhos Os Últimos Dias de Pompeia, publicada pela coleção Edição Maravilhosa, de 1959, para identificar afinidades entre esta mídia e a tradição pictórica acadêmica. Pretende-se, especificamente, investigar de que modo a pintura e os quadrinhos interagem com textos literários. A finalidade é verificar se a ineficácia da estratégia de legitimação dos quadrinhos, por meio da literatura, tem raízes mais profundas.

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Biographie de l'auteur

  • Marcus Vinicius de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da EBA/UFRJ.

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Publiée

2018-08-20

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Paula, M. V. de. (2018). Quadrinhos, Pintura e Literatura. 9ª Arte (São Paulo), 6(1-2), 29-38. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149154