Quadrinhos, Pintura e Literatura

Autores/as

  • Marcus Vinicius de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149154

Palabras clave:

Quadrinhos, Pintura Acadêmica, Literatura, Metalinguagem., Comics, Academic Painting, Literature, Metalanguage

Resumen

Parte de uma comparação entre a tela O Último Dia de Pompeia, de Karl Bryullov, de 1833, e a história em quadrinhos Os Últimos Dias de Pompeia, publicada pela coleção Edição Maravilhosa, de 1959, para identificar afinidades entre esta mídia e a tradição pictórica acadêmica. Pretende-se, especificamente, investigar de que modo a pintura e os quadrinhos interagem com textos literários. A finalidade é verificar se a ineficácia da estratégia de legitimação dos quadrinhos, por meio da literatura, tem raízes mais profundas.

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Biografía del autor/a

  • Marcus Vinicius de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Belas Artes

    Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da EBA/UFRJ.

Publicado

2018-08-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Paula, M. V. de. (2018). Quadrinhos, Pintura e Literatura. 9ª Arte (São Paulo), 6(1-2), 29-38. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149154