Redescrição e desleitura nas histórias em quadrinhos

overheróis e poser-heróis

Auteurs

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí . Departamento de Fundamentos da Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149151

Mots-clés :

Quadrinhos. Cultura Pop. Super-heróis. Filosofia Pop.

Résumé

Analisa o subgênero dos super-heróis no âmbito das histórias em quadrinhos. Inicialmente, descreve as características distintivas das categorias de herói, super-herói e anti-herói. Posteriormente, propõe a inclusão de duas novas subcategorias: a do overherói e a do poser-herói. O aporte teórico que fundamenta o estudo crítico das histórias em quadrinhos é extraído da própria literatura especializada na arte sequencial. A proposição conceitual expressa é proveniente de uma combinação original de dois métodos, a redescrição e a desleitura, criados, respectivamente, no neopragmatismo do filósofo Richard Rorty e na teoria poética do crítico literário Harold Bloom.

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Biographie de l'auteur

  • Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí . Departamento de Fundamentos da Educação

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor Associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) . Atua no Departamento de Fundamentos da Educação e no Mestrado Profissional em Filosofia. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP).

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Publiée

2018-08-20

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Silva, H. A. (2018). Redescrição e desleitura nas histórias em quadrinhos: overheróis e poser-heróis. 9ª Arte (São Paulo), 6(1-2), 52-60. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2017.v.6i1-2e149151