Personagens e Movimentos Retóricos no Gênero Cartilha

Autores/as

  • Marcia Mendonça Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palabras clave:

Movimento retórico. Quadrinhos. Cartilhas educativas. Gênero textual. Propósitos comunicativos.

Resumen

Este trabalho apresenta os principais movimentos retóricos em cartilhas educativas quadrinizadas (CQs), na sua relação com os propósitos comunicativos desse gênero, a partir das contribuições socio-retóricas de Swales (1990), Bezerra (2006) e Freedman & Medway (1994). O corpus é composto de seis CQs de prevenção às DSTs/AIDS, destinadas a leitores diversificados. O gênero CQ integra campanhas massivas de informação, geralmente na esfera pública, assemelhando-se a outros gêneros de divulgação científica, mas com o objetivo de persuadir os leitores a adotarem as medidas preventivas (Mendonça, 2008). Os principais movimentos retóricos identificados no corpus são: 1. Ancoragem institucional; 2. Introdução ao tema e aos objetivos da CQ; 3. Apresentação da situação-problema; 4. Caracterização da doença; 5. Formas de prevenção e tratamento; 6. Mudança de atitudes/ mensagens de encorajamento. Identificar os movimentos privilegiados nas CQs pode auxiliar na compreensão de como esse gênero veicula informações científicas ao mesmo tempo em que as didatiza, além de trazer luz sobre as representações de papéis sociais estabelecidas nesse gênero.

 

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Publicado

2012-09-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Mendonça, M. (2012). Personagens e Movimentos Retóricos no Gênero Cartilha. 9ª Arte (São Paulo), 1(1), 83-90. https://journals.usp.br/nonaarte/article/view/99627