Projeto e implementação de assistente pessoal para agendamento de compromissos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2526-8260.mecatrone.2022.165379Palabras clave:
Linguagem Natural, Sistemas Multiagentes, Processamento de TextoResumen
O processo de agendamento de compromissos envolve a condução de uma negociação entre duas ou mais pessoas e pode ser um processo tedioso para muitos, que leva a resultados não ótimos no agendamento devido à falta de comprometimento das pessoas à tarefa de negociação (tanto em ambientes profissionais como pessoais de cada um). Para resolver esse problema, foi proposta a implementação de um assistente com uma arquitetura dividida em dois grandes módulos: Semantizador, responsável por fazer o processamento de linguagem natural e criar um objeto com uma semântica que é utilizada pelo segundo módulo; Gerenciadores de Diálogo, responsáveis por conduzir o diálogo, processando as entradas dos usuários e gerando saídas. Essa solução permitiu que metade dos usuários que testaram o assistente conseguissem atingir seus objetivos e que a coleta das informações básicas do compromisso fosse feita com uma média de 3 turnos. Permitiu também uma taxa de 84% de acerto na identificação de entidades relevantes e de 53% de acerto na identificação das intenções relevantes expressas pelo usuário.
Descargas
Referencias
COGROO. Corretor Gramatical Acoplável ao LibreOffice. Acessado em janeiro de 2019. Disponível em: <http://cogroo.org/>. Citado na página 3.
CORPORA, NLTK. WordNet, a Lexical Database for English. Acessado em janeiro de 2019. Disponível em: https://www.nltk.org/book/ch02.html>. Citado na página 3.
GRUBER, Tom. Ontology. In: . Encyclopedia of Database Systems. Boston, MA: Springer US, 2009. p. 1963–1965. ISBN 978-0-387-39940-9. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-0-387-39940-9_1318>. Citado na página 3.
HARISPE, Sébastien ; et al. Semantic similarity from natural language and ontology analysis. Synthesis Lectures on Human Language Technologies, Morgan & Claypool Publishers LLC, v. 8, n. 1, may 2015, 6–20. Disponível em: https://doi.org 10.2200%2Fs00639ed1v01y201504hlt027>. Citado na página 2.
IBM. Watson Assistant. Acessado em janeiro de 2019. Disponível em: <https://www.ibm.com/ cloud/watson-assistant/>. Citado na página 3.
LARIONOV, George ; et al. Tartan: A retrieval-based socialbot powered by a dynamic finite-state machine architecture. arXiv e-prints, [S.l.: s.n.], Dec 2018, arXiv:1812.01260. Citado na página 4.
LEVIATHAN, Yaniv; MATIAS, Yossi. Google Duplex: An AI System for Accomplishing Real-World Tasks Over the Phone. 2019. Disponível em: <https://ai.googleblog.com/2018/05/ duplex-ai-system-for-natural-conversation.html>. Citado na página 1.
RAM, Ashwin ; et al. The science behind the alexa prize. Alexa.Prize.Proceedings, [s.n.], 2018. Disponível em: https://developer.amazon.com/alexaprize/proceedingsaccessed(2018)-01-01>. Citado na página 3.
SATO, Erich; FIGUEIREDO, Nicolas. Sistema de diálogo para agendamento automático de compromissos. [S.l.: s.n.], 2017. Citado na página 5.
SLIMANI, Thabet. Description and evaluation of semantic similarity measures approaches. International Journal of Computer Applications, Foundation of Computer Science, v. 80, n. 10, oct 2013, 25–33. Disponível em: https://doi.org/10.5120%2F13897-1851>. Citado na página 3.
SPACY. Industrial-Strength Natural Language Processing. Acessado em janeiro de 2019. Disponível em: <https://spacy.io/>. Citado na página 3.
WORDNET. WordNet, a Lexical Database for English. Acessado em janeiro de 2019. Disponível em: https://wordnet.princeton.edu/>. Citado na página 3.
XUE NIANWEN, Steven Bird Evan Klein; LOPER, Edward. Natural language processing with python. [S.l.]: O’Reilly Media Inc, n. 3, 2009. Citado na página 3.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ricardo Ciriaco Camargo Imagure, Mateus Ramos Vendramini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.