As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p221-235Parole chiave:
pragmatismo, fenomenologia social, comunicaçãoAbstract
É comum no campo da Comunicação aceitar as relações entre a Sociologia e as Ciências da Comunicação. Também é parte da cosmovisão do campo da Comunicação incluir-se como parte das Ciências Sociais. O que acontece com a Filosofa? A Filosofa é uma matriz disciplinária relacionada à Comunicação? Com o que a Filosofa contribuiu para a Comunicação? Neste texto estão algumas refexões em torno da relação entre esses dois campos de conhecimento, e se identifcam relações, distâncias, pontos de acordo e possibilidades. Para isso, parte de duas correntes flosófcas que podem problematizar as refexões sobre a Comunicação: o Pragmatismo de William James e a Fenomenologia Social de Alfred Schütz.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Pubblicato
2011-12-15
Fascicolo
Sezione
Em Pauta/Agenda
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.
Come citare
Rizo García, M. (2011). As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação. MATRIZes, 3(2), 221-235. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p221-235