As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação

Auteurs

  • Marta Rizo García Universidad Autónoma de México

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p221-235

Mots-clés :

pragmatismo, fenomenologia social, comunicação

Résumé

É comum no campo da Comunicação aceitar as relações entre a Sociologia e as Ciências da Comunicação. Também é parte da cosmovisão do campo da Comunicação incluir-se como parte das Ciências Sociais. O que acontece com a Filosofa? A Filosofa é uma matriz disciplinária relacionada à Comunicação? Com o que a Filosofa contribuiu para a Comunicação? Neste texto estão algumas refexões em torno da relação entre esses dois campos de conhecimento, e se identifcam relações, distâncias, pontos de acordo e possibilidades. Para isso, parte de duas correntes flosófcas que podem problematizar as refexões sobre a Comunicação: o Pragmatismo de William James e a Fenomenologia Social de Alfred Schütz.

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Biographie de l'auteur

  • Marta Rizo García, Universidad Autónoma de México
    Doutora em Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona. Coordenadora do Plantel Centro Histórico e Professora da Academia de Comunicación y Cultura da Universidad Autónoma de México.

Publiée

2011-12-15

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Rizo García, M. (2011). As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação. MATRIZes, 3(2), 221-235. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p221-235