Os modos de existência do gameplay
um exercício de aplicação com Cities: Skylines
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p33-51Mots-clés :
Modos de existência, Gameplay, JogoRésumé
Este texto apresenta uma aplicação de ideias propostas em Investigação sobre os modos de existência, de Bruno Latour, como chave de leitura do gameplay, tendo como base uma situação de jogo com Cities: Skylines. Após uma revisão dos fundamentos teóricos e uma breve apresentação da situação de jogo, a análise destaca os modos de existência mais proeminentes no gameplay de Cities: Skylines ([FIC], [TEC] e [HAB]) e seus cruzamentos ([FIC-TEC], [FIC-HAB] e [TEC-HAB]).
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
CAILLOIS, R. Man, play and games. Chicago: University of Illinois Press, 2001.
CALLON, M. Society in the making: the study of technology as a tool for sociological analysis. In: BIJKER, W. E.; HUGHES, T. P.; PINCH, T. (Orgs.). The social construction of technological systems: new directions in the sociology and history of technology. Cambridge, MA: MIT Press, 2012. p. 77-98.
CONSALVO, M. Cheating: gaining advantage in videogames. Cambridge, MA: MIT Press, 2007.
FRAGOSO, S. Situação TV. In: MALDONADO, A. E. et al. (Orgs.). Mídias e processos socioculturais. São Leopoldo: Unisinos, 2000. p. 101-114.
FRAGOSO, S. Imersão em games narrativos. Galáxia, São Paulo, n. 28, p. 58-69, dez. 2014. DOI: 10.1590/1982-25542014216692
FRAGOSO, S. A experiência espacial dos games e outros medias: notas a partir de um modelo teórico analítico das representações do espaço. Comunicação e Sociedade, Braga, v. 27, p. 195-212, 2015. DOI: 10.17231/comsoc.27(2015).2097
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
JAMES, W. The meaning of truth. [S.l.]: Project Gutenberg, 2004. HTML. Disponível em: <https://bit.ly/2yduau1>. Acesso em: 15 fev. 2017.
JAMES, W. Essays in radical empiricism. [S.l.]: Project Gutenberg, 2010. HTML. Disponível em: <https://bit.ly/2JGTBJW>. Acesso em: 15 fev. 2017.
JUUL, J. Half-real. Cambridge, MA: MIT Press, 2005.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, B. On actor-network theory: a few clarifications plus more than a few complications. Soziale Welt, Baden-Baden, v. 47, p. 369-381, 1996. Disponível em: <http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/P-67%20ACTOR-NETWORK.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2017.
LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.
LATOUR, B. Reflections on Etienne Souriau’s les modes d’existence. In: HARMAN, G.; BRYANT L.; SRNICEK, N. The speculative turn: continental materialism and realism. Melbourne: re.press, 2011. p. 304-333. Disponível em: <https://goo.gl/1s7hvG>. Acesso em: 15 fev. 2017.
LATOUR, B. An inquiry into modes of existence: an anthropology of the moderns. Cambridge: Harvard University Press, 2013.
LATOUR, B. “…counter a metaphysical machine with a bigger metaphysical machine.” Does “An inquiry into modes of existence” have a system? Les Temps Modernes, Paris, v. 20, n. 20, p. 1-11, 2015. Entrevista a Carolina Miranda. Disponível em: <https://goo.gl/NS5Ct3>. Acesso em: 15 fev. 2017.
LATOUR, B. et al. AIME: an inquiry into modes of existence, 2013. Website disponível em: <http://modesofexistence.org/inquiry>. Acesso em: 15 fev. 2017.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory life: the construction of scientific facts. Princeton: Princeton University Press, 1986.
LAW, J. Actor network theory and material semiotics. 25 abr. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/ggcWNM>. Acesso em: 15 fev. 2017.
LAW, J. Technology and heterogeneous engineering: the case of Portuguese expansion. In: BIJKER, W. E.; HUGHES, T. P.; PINCH, T. (Orgs.). The social construction of technological systems: new directions in the sociology and history of technology. Cambridge, MA: MIT Press, 2012. p. 105-128.
LEMOS, A. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2014.
LEMOS, A. Por um modo de existência do lúdico. Contracampo, Niterói, v. 32, n. 2, p. 4-17, abr./jul. 2015. DOI: 10.22409/contracampo.v0i32.732
LUNDGREN, S.; BERGSTRÖM, K. J.; BJÖRK, S. Exploring aesthetic ideals of gameplay. In: DIGRA INTERNATIONAL CONFERENCE, 9., 2009, London. Proceedings…, London, 2009. p. 1-8. Disponível em: <https://goo.gl/vkx4FC>. Acesso em: 15 fev. 2017.
MELLO, V.; PERANI, L. Gameplay × playability: defining concepts, tracing differences. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 11., 2012, Brasília, DF. Anais… Brasília, DF, 2012. p. 157-164.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of play: game design fundamentals. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
SERRES, M. Theory of the quasi-object. In: ______. The Parasite. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007. p. 224-234.
SICART, M. Defining game mechanics. Game Studies, [S.l.], v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/W8qkDJ>. Acesso em: 30 mar. 2018.
VANNUCCHI, H.; PRADO, G. Discutindo o conceito de gameplay. Texto Digital, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 130-140, 2009. DOI: 10.5007/1807-9288.2009v5n2p130
WILLIAMS, F. The Guardian Cities: Skylines challenge: can I build a trulyanti-capitalist city? The Guardian, Londres, 6 ago. 2015. Disponível em:<https://goo.gl/w7JBNG>. Acesso em: 15 fev. 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.