O protagonismo negro enfim faz sucesso: a autorrepresentação em Medida Provisória e Marte Um
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p87-109Palabras clave:
autorrepresentação preta, Cinema brasileiro contemporâneo, Marte Um, Medida ProvisóriaResumen
O artigo aponta um acontecimento midiático inédito: em 2022 dois filmes dirigidos e atuados por pessoas negras chegaram ao mainstream, Medida Provisória, de Lázaro Ramos, com 500 mil espectadores e Marte Um, de Gabriel Martins, o indicado brasileiro ao Oscar. Obras distintas em termos estéticos e de objetivos, ambas apontaram caminhos, construindo visualidades contra hegemônicas sobre as populações pretas e pobres do país, e dialogaram com público e crítica. A partir de um rápido exame sobre a presença negra no cinema brasileiro, da experiência diversa de seus realizadores, apontamos como a construção dos filmes estabelece, na forma da distopia ou da vida comum, outros lugares e imagens, num gesto político de recusa da violência.
Descargas
Referencias
Academia Brasileira de Cinema. (2023, 12 de março). “Marte Um”, de Gabriel Matins, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2023. https://academiabrasileiradecinema.com.br/oscar2023/filme-indicado.php.
Anic, L. (2022, 6 de novembro). ‘Não tenho verba para um próximo longa-metragem’, diz representante do Brasil no Oscar. Gama. https://tinyurl.com/bdcpum77
Araujo, I. (2022a, 13 de abril). ‘Medida Provisória’ de Lázaro Ramos parece uma novela didática. Folha de S.Paulo. https://tinyurl.com/4tenetxc
Araujo, I. (2022b, 24 de agosto). ‘Marte Um’ promete mais do que cumpre ao costurar Brasil conservador, feminismo e racismo. Folha de S.Paulo. https://guia.folha.uol.com.br/cinema/2022/08/marte-um-promete-mais-do-que-cumpre-ao-costurar-brasil-conservador-feminismo-e-racismo.shtml
Bhabha, H. K. (1998). O local da cultura. Editora da UFMG.
BlackStar. (2022). 2022 BlackStar Film Festival Program Guide. BlackStar Projects. https://issuu.com/blackstarfest/docs/bsff22_program_guide_digital_pgs
Brito, L. (2022, 21 de agosto). Com quatro prêmios, “Marte Um” é destaque no 50º Festival de Cinema de Gramado. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/grande-vencedor-do-festival-de-cinema-de-gramado-marte-um-nos-convida-a-sonhar/Campanha “De Minas para o mundo” impulsiona “Marte Um” para o Oscar 2023. (2022, 19 de setembro). Tela Viva. https://tinyurl.com/29xes65e
Carvalho, N. S. (2005). Esboço para uma história do negro no cinema brasileiro. In J. De (Org.), Dogma feijoada: O cinema negro brasileiro (pp. 17-101). Imprensa Oficial.
Carvalho, N. S. (2022). Cinema negro brasileiro. Papirus.
Cavalcante, A. (2017). Cineastas brasileiras (feministas) durante a ditadura civil-militar. In: K. Holanda, & M. T. Cavalcanti (Orgs.), Feminino e plural: Mulheres no cinema brasileiro (pp. 59-76). Papirus.
Cruz, F. B. (2021, 6 de dezembro). Ancine não libera filme de Lázaro Ramos e trava estreia no país. Veja. https://veja.abril.com.br/cultura/ancine-nao-libera-filme-de-lazaro-ramos-e-trava-estreia-no-pais/Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra. (2020, 31 de julho). Jornal USP. https://jornal.usp.br/radio-usp/dados-do-ibge-mostram-que-54-da-populacao-brasileira-e-negra/
Dias, T. (2022, 29 de agosto). ‘Marte Um’: Quem é o diretor do filme que vai representar o Brasil no Oscar. TAB UOL. https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/08/29/inspirado-em-sonho-de-crianca-marte-um-traz-de-volta-o-choro-no-cinema.htm
‘Ela Volta na Quinta’: Retrato de una familia común de Belo Horizonte. (2016, 26 de fevereiro). Nodal Cultura. https://goo.gl/7thNBh
Estamos vivendo a primavera negra, diz publicitário Paulo Rogério Nunes. (2020, 9 de junho). CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/estamos-vivendo-a-primavera-negra-diz-publicitario-paulo-rogerio-nunes/
Evaristo, Y. (2022, 12 de abril). Medida Provisória: Por que filme de Lázaro Ramos irrita bolsonaristas? Tangerina Uol. https://tangerina.uol.com.br/filmes-series/critica-medida-provisoria/
Fanon, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas. Edufba.
Feher, M. (2009). Self-Appreciation; or, The Aspirations of Human Capital. Public Culture, 21(1), 21-41. https://doi.org/10.1215/08992363-2008-019.
Foucault, M. (2008). O nascimento da biopolítica. Martins Fontes.
Gomes, P. E. (1980) Cinema, uma trajetória no subdesenvolvimento. Paz e Terra.
Gonçalvez. A. M. (2017). Um defeito de cor. Record.
González, L & Hasenbalg, C. (1982). Lugar de Negro. Marco Zero.
González, L. (1988). A categoria político cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, (92/93), 69-82.
González, L. (2018). Primavera para as rosas negras. União dos Coletivos Pan Afrikanos de São Paulo.
Guimarães, V. (2021, 2 de abril). Estética do quintal remix: fragmentos ao redor da Filmes de Plástico. Cinética. http://revistacinetica.com.br/nova/victor-estetica-do-quintal-remix-filmes-de-plastico-2021/
Hall, S. (2016). Cultura e representação (D. Miranda & W. Oliveira Trads.). Editora Puc-Rio.
Hogg. M., & Vaughan, G. (2018). Social psychology. Pearson Education.
hooks, b. (2019). Olhares negros: Raça e representação. Elefante.
Huberman, G. D. (2017). Levantes. Sesc.
Keslassy, E. (2022, 2 de dezembro). Ava DuVernay´s Array releasing buys ‘Mars One’, Brazil´s Oscar entry. Variety. https://variety.com/2022/film/global/ava-duvernay-array-releasing-brazil-oscar-1235447893/
Leroux, L. (2019). A Baixada tem, a Baixada Filma: a periferia, da representação à autoapresentação. In M. Salles, P. Cunha, & L. Leroux (Orgs.), Cinemas Pós Coloniais e Periféricos (pp. 24-41). LCV.
Lincoln Péricles LK. (n. d.). Home [Página do YouTube]. YouTube. Recuperado em 25 jul. 2024, de https://www.youtube.com/c/lincolnpericles.
Martel, F. (2012). Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas. (C. Marques Trad). Civilização Brasileira. (Trabalho original publicado em 2010).
Pretos, LGBTQIAP+, mulheres e corpos: Onde está a diversidade na publicidade. (2023, 20 de junho). Propmark.
Ramos, L. (2022). Medida Provisória: Diário do diretor. Cobogó.
Rancière, J. (2009). A partilha do sensível: estética e política (M. Costa Neto, Trad.; 2a ed.). Editora 34.
Roda Viva. (2022, 11 de abril). Roda Viva | Lázaro Ramos | 11/04/2022 [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=oca5C6bwXOY.
Rodrigues, J. C. (2011). O negro brasileiro e o cinema. Pallas.
Rosza Filmes. (n.d.). Home [Página do YouTube]. YouTube. Recuperado em 25 jul. 2024, de https://www.youtube.com/channel/UCcbsaYbMpcg9-mAeD8dUVpQ.
Santos, A. P., & Santos, S. A. (2022). Uma leitura crítica dos estudos de caso da pesquisa Avaliação das Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior no Brasil. In R. Heringer & D. Carreira (Orgs.), 10 anos da Lei de Cotas: conquistas e perspectivas (pp. 448-479). UFRJ, Ação Educativa.
Silvino, A. J. O. (2021, 25 de agosto). O cine-sample de Lincoln Péricles. Cinética. http://revistacinetica.com.br/nova/lincoln-pericles-anajuliasilvino-2021/Slam Resistência. (2017, 26 de julho). AkinsKintê na humildade e sem maldade mandando a letra de “Meu caro amigo” [Vídeo]. Facebook. https://www.facebook.com/slamresistencia/videos/1429648970451151/
Sodré, M. (2019). Do lugar de fala ao corpo como lugar de diálogo: raça e etnicidades numa perspectiva comunicacional. Reciis, 13(4), 877-886. https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1944/2314.
Spivak, G. (2010). Pode o subalterno falar? (S. Almeida & M. Feitosa, Trads.). Editora UFMG. (Trabalho original publicado em 1985)
Universo Produção. (2021, 26 de janeiro). O que é uma personagem? | 24ª. Mostra de Cinema de Tiradentes [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=buFUHow5D_0&list=PLJXNiEFr2795neBy_1d2dQ9xWrODaxs74&index=17
Weber, M. H. (2011). Do acontecimento público ao acontecimento midiático. Caleidoscópio, (10), 189-203. http://hdl.handle.net/10437/6068.
Xavier, I. (1993). Alegorias do subdesenvolvimento. Brasiliense.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.