As “Inimagens” de Eduardo Kac e a fotografia experimental no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p205-224Palabras clave:
Fotografia Experimental, Fotografia Brasileira, Transgressão, Eduardo KacResumen
O artigo busca contribuir para a história da fotografia experimental brasileira através de uma reflexão acerca da série fotográfica “Inimagens” (1983), de Eduardo Kac. Para tal, faremos uma breve contextualização de como esse trabalho se insere na trajetória artística de Kac e, também, na história da fotografia experimental brasileira. Em um segundo momento, discutiremos mais detidamente as imagens que compõem a série, fazendo uma reflexão sobre o gesto experimental na arte fotográfica a partir das noções de transgressão e informe, operacionalizadas por Georges Bataille, Michel Foucault e Georges Didi-Huberman.
Descargas
Referencias
Benjamin, W. (2012). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In T. Capistrano (Org.), Benjamin e a obra de arte. Técnica, imagem, percepção (pp. 9-40). Rio de Janeiro: Contraponto.
Bonanos, C. (2012). Instant: the story of Polaroid photography. Princeton Architectural Press.
Buse, P. (2016). The camera does the rest: How Polaroid changed photography. The University of Chicago Press.
Brissac, N. Noturnos. In C. Vasconcellos, Noturnos São Paulo. Bookmark.
Brizuela, N. (2018). What’s the matter with photography? In N. Brizuela, J. Roberts (Orgs.), The matter of photography in the Americas (pp. 14-39). Stanford Press.
Brizuela, N., & Roberts, J. (2019). Photography at its limits. [Catálogo da exposição]. Houston Center for photography.
Cannabrava, I., & Navarrete, J. A. (2022). Foto Cine Clube Bandeirante. Itinerários Globais estéticas em transformação. [Catálogo da exposição]. Almeida e Dale.
Carvalho, V. (2005). Foto-grafias impossíveis: o desafio das imagens fantasmas. Revista Stadium. https://www.studium.iar.unicamp.br/22/02.html
Costa, H., & Rodrigues, R. (1995). A fotografia moderna no Brasil. Editora UFRJ; IPHAN; FUNARTE.
Cruz, N. V. (2005). Comunicação, arte e ciência: as experiências de Eduardo Kac e Christa Sommerer e Laurent Mignonneau [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro].
Didi-Huberman, G. (2015). A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Contraponto
Diegues, I., & Ortega, E. (2013). A Fotografia na Arte Brasileira Séc. XXI. Cobogó.
Dubois, P. (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. Papirus.
Fatorelli, A. (2013). Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Senac Nacional.
Fatorelli, A. (2003). Fotografia e Viagem. Entre a natureza e o artifício. Relume Dumará.
Flusser, V. (2002). Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Relume Dumará.
Foucault, M. (2009). Prefácio à transgressão. In A. S. Motta (Org.), Coleção Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema (pp. 28-46). Forense Universitária.
Guibert, H. (1981). L’image fantôme. Les Éditions de Minuit.
Indrisek, S. (2017). A brief history of polaroid in Art, from Ansel Adams to Andy Warhol (and beyond). Revista Artsy. https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-history-polaroids-art-ansel-adams-andy-warhol
Kac, E. (2004). Luz e Letra: ensaios de arte, literatura e comunicação. Contracapa.
Kac, E. (1994). Eduardo Kac – the aesthetic of the dialogue [Entrevista a Simone Osthoff]. Revista do Mestrado de Arte e Tecnologia da Imagem, 0. http://www.ekac.org/intervcomp94.html
Kac, E. (2013). O Movimento de Arte Pornô: a aventura de uma vanguarda dos anos 80. Revista ARS, 11(22), 31-51.
Kac, E. (1984, 20 de fevereiro). Na saída do túnel, o ‘Cro-Magno’ de Kac. O primeiro art door exibido no Rio. Jornal O Globo.
Kraus, R. (2002). Corpus deliciti. In M. Lo (Ed.), Lo fotográfico: por uma teoria de los desplazamientos (pp. 171-204). Barcelona: Editorial Gustavo Gilli.
Poivert, M. (2010). La photographie contemporaine. Flammarion.
Poivert, M. (2017). Preface. In M. Lenot (Ed.), Jouer contre les appareils: de la photographie experimentale (pp. 9-14). Éditions Photosynthèses.
Vasquez, P. (1986). Polaroid – o domínio do imaginário. In Catálogo da exposição Polaroid: Imagens Instantâneas. Funarte/Instituto Nacional de Fotografia.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Victa de Carvalho, Nina Velasco e Cruz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.