Pesquisa em Arte e Crítica de Processo: contribuições de Cecília Salles para as poéticas visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p150-164

Palavras-chave:

Crítica de Processo, Pesquisa em artes, Poéticas visuais, Processos de criação, Cecilia Salles

Resumo

A atividade de orientação de trabalhos de conclusão de curso que exploram poéticas nos cursos de graduação em Artes é um momento privilegiado para acompanhar o desenvolvimento de processos criativos dos estudantes.  É comum que os livros de Salles promovam identificação entre os  relatos dos artistas analisados nos livros e as categorias ali apontadas com as suas próprias trajetórias de elaboração poética e escrita do texto que acompanha o trabalho elaborado para TCCs, Mestrados e Doutorados. Os trabalhos de conclusão de curso em poéticas visuais nas graduações de Artes costumam exigir o desenvolvimento de uma proposta artística e a redação de um texto monográfico de natureza memorial. Este artigo apresenta a presença e importância da abordagem metodológica desenvolvida por Cecília Salles para a elaboração dessa reflexão sobre o próprio processo criativo entre estudantes concluintes das graduações em Artes, trazendo especificidades do campo das Artes Visuais. E também aponta a contribuição da obra de Salles para o adensamento desse trabalho de auto análise, considerando que o estudante/artista passa a observar seu processo de maneira mais ampla e complexa, compreendendo melhor suas singularidades e suas identificações com outros processos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Pfutzenreuter, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Professor Associado, Instituto de Artes, Universidade de Campinas
    E-mail: reuter@unicamp.br

  • Lais Guaraldo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora adjunta do Departamento de Arte da UFRN. Ex-coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do programa de mestrado ProfArtes com foco de pesquisa na área de processos de criação e práticas pedagógicas. Desenvolveu estágio pós doutoral junto ao Instituto ID+, de investigação em Arte e Design, na Universidade de Aveiro (Portugal) em 2018 e 2011, com projetos na área de ensino de linguagem visual (2018/19) e Práxis artísticas (2011/12). Realizou o doutorado e o mestrado no programa de Comunicação e Semiótica da PUCSP, com pesquisas sobre processos criativos da expresão gráfica e diários gráficos. Foi docente da PUCSP (2001 a 2014) na área de linguagem visual e coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios. Foi editora científica da revista "Tessituras e Criação" e integrante do Grupo de Pesquisa em Crítica Genética (PUCSP). Implantou e coordenou o programa PIBID de Artes Visuais da UFRN. Atuou como arte educadora no ensino básico e médio de 1988 a 2000. Foi consultora do Inep para o Enade 2021 na área de Artes Visuais. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ANDRADE, Louise dos Reis Gusmão. Um Lugar de Memória: a subjetividade do bordado na instalação artística. UFRN, Natal, 2017

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES No: 280/2007. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces280_07.pdf. Acesso em: 6 out. 2022.

BRITES, Blanca et al. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. [s.l.] : Editora da Universidade/UFRGS e PPGAV/IA/UFRGS, 2002.

CASTELANELI, Letícia Martins. Afetividade e Artsanato: Novas concepções sobre Arte no ensino formal. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador/ Edith Derdyk –

São Paulo: Escuta, 2001.

DURÁN, Aline Thais Moraes. Quaresmeira: Livro gráfico sobre o luto. 2020. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2020.

Hermès, La Revue, 2015/2 (n° 72): L’artiste, un chercheur pas comme les autres. Éditeur : C.N.R.S. Editions. ISBN : 9782271088130. ISSN : 0767-9513

LANCRI, Jean. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes plásticas na universidade. Em: O meio como ponto zero. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002.

MASSUELA, Bárbara Moro. descanso. 2021. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2021.

MEZAN, Renato. Sobre pesquisadores e andorinhas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. online, 2007. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2904200709.htm. Acesso em: 2023-09-26.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª edição ed. [s.l.] : Editora Sulina, 2005.

MOURA, Gabriele Gentil. Em Busca de Identidade - livros, cadernos e desenhos. 2021. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2021.p. 33.

PEDROSA, Mariana Martins. Natureza, Criatividade e Processos de Criação: as transformações na produção artística da infância à universidade. Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais. UFRN, Natal, 2023.

PEREIRA, LouiseAna de Araújo. Corpo, Natureza e Movimento Criador. Trabalho de Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais. UFRN, Natal, 2023.

PRADO, Gilberto; TAVARES, Monica; ARANTES, Prsicila (ORG.). Diálogos transdisciplinares - Arte Pesquisa. Sao Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2016. v. 1 Disponível em: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/publicacoes/e-book/di-logos-transdisciplinare. Acesso em: 12 abr. 2018.

RODRIGUES, Camila de Vasconcelos Scopeta. (Auto)Relevo - Um Ensaio em Si. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022. p.35

SALLES, Cecilia Almeida. Da crítica genética à crítica de processo: uma linha de pesquisa em expansão. Signum: Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 41-52, 2017. ISSN 2237-4876. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/ 27384>. Acesso em: 16 jun. 2022. p. 44-45.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado : processo de criação artística. 1. ed. ed. São Paulo SP Brasil: FAPESP ;Annablume, 1998. p. 18

SALLES, Cecilia. Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo SP: Editora Horizonte, 2006.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP : Annablume, 2a edição, 2004.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado - Processo De Criação Artística. 5ª Edição ed. [s.l.] : Intermeios, 2013.

SOLHA, Paloma Velásquez. Herança - perpetuando memórias através dos fios. 2020b. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

VENDITO, Isabella Lanza. Florece em mim / meu jardim de ilustrações vetoriais. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

WOLTON, Dominique. Avant-propos. Hermes, La Revue, [S. l.], v. n° 72, n. 2, p. 11–13, 2015.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte um paralelo entre arte e ciência. [s.l.] : Autores Associados, 1998.

ZANCHIN, BEATRIZ ARANTES. Casulos: Objetos Cerâmicos. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pfutzenreuter, E., & Guaraldo, L. (2023). Pesquisa em Arte e Crítica de Processo: contribuições de Cecília Salles para as poéticas visuais. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 51, 150-164. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p150-164