A construção da memória cultural em um contexto histórico mutante: a experiência do FILEALIVE
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p179-193Mots-clés :
arquivo digital, memória digital, memória cultural, plataforma digital, banco de dadosRésumé
Este relato trata-se do processo da pesquisa de doutorado intitulada Arquivo Vivo: a memória cultural do contexto histórico mutante de um passado recente. O objeto da pesquisa é o arquivo do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – e seus registros constituídos através de documentos e dados ao longo de vinte anos. O conteúdo narra os desdobramentos práticos decorridos dos encontros on-line realizados em março de 2021, mais especificamente o que se desdobrou da sessão intitulada “Arquivo como Instituição”, realizada em 30 de março de 2021, em que uma aliança de parceiros foi efetivada entre a equipe do ISEA (Simpósio Internacional de Arte Eletrônica), do ACM SIGGRAPH (Association for Computing Machinery’s Special Interest Group on Computer Graphics and Interactive Techniques) e do FILE com objetivo de buscar interconexão entre os arquivos digitais de cada organização. Trata ainda do passo a passo em busca da complexa conexão dos dados entre arquivos digitais e o processo de implementação do arquivo digital do FILE que está sendo realizada de acordo com a modelagem semântica e de dados definidos, incluindo o cadastro de informações de dados relativos aos anos de 2015 a 2019, visando sua organização no repositório digital Tainacan.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BEVILACQUA, G. M. F. Bancos de Dados e Informatização ed Arquivos: pressupostos teóricos e aplicações técnicas. Monografia (Mestrado em História social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 156, 2010.
DEPOCAS, A.; IPPOLITO, J.; JONES, C. (ed.). L’approche des médias variables: la permanence par le changement, Nova York, Montreal, 2003. Disponível em: <https://www.variablemedia.net/f/preserving/html/var_pub_index.html>. Acesso em: 25, jul. 2021.
DIAS, C. V. S. M.; MARTINS, D. L. “Iniciativas brasileiras em torno da construção de uma política nacional para acervos digitais de instituições de memória:o desafio da memória em tempos de cultura digital”. Políticas Culturais em Revista. Salvador, v. 13, n. 1, p. 16-46, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/35616>. Acesso em: 18, ago. 2021.
FARIAS, D. S. Mediação da Informação através de plataformas digitais: práticas nas bibliotecas, arquivos e museus da área metropolitana do Porto. Monografia (mestrado em Ciências da Informação) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto. Porto, p. 78, 2018.
FINO-RADIN, B. Digital Preservation Practices and the Rhizome Artbase. 2011. Disponível em: <http://media.rhizome.org/artbase/documents/Digital-Preservation-Practices-and-the-Rhizome-ArtBase.pdf>. Acesso em: 14, set. 2021.
GANNIS, C.; HAZRATI, M; MEERDO, C. “Recollecting Futures”. Art Reveal, 27 de março de 2021. Disponível em: <https://www.artrevealmagazine.com/recollecting-futures/>. Acesso em: 24, ago. 2021.
GASPARETTO, D. A. Arte digital no Brasil e as (re)configurações no sistema da arte. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 289, 2016.
GOBIRA, P. (org.). A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: EdUEMG, p. 255, 2019.
GOBIRA, P.; MUCELLI, T. (org.). Configurações do pós-digital: Arte e cultura tecnológicas. Belo Horizonte: EdUEMG, p. 313, 2017.
GRAU, O. Digital Art through the Looking Glass: New strategies for archiving, collecting and preserving in Digital Humanities. 1ª ed. Donau: Universitat Krem, 2018.
HOFMAN, V.; ALSINA, P. “Art and speculative futures ‘What would happen if...?’”. Artnodes, n. 19, 2017. Disponível em: <https://raco.cat/index.php/Artnodes/article/view/n19-hofman-alsina>. Acesso em: 21, set. 2021.
MUNSTER, A. Materializing new media: embodiment in information aesthetics. Hanover: Dartmouth, 2006, 256 p.
ORTH, G. P. “Entre a contingência e a permanência: arquivos nas linguagens eletrônicas”. In: BEIGUELMAN, G.; MAGALHÃES, A. G. (Orgs.). Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Editora Peirópolis Ltda., 2014.
PERISSINOTO, P. (org.). FILEALIVE / ARQUIVOVIVO: Online meetings. White Paper. São Paulo: FILE - International Electronic Language Festival, 2021. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Lm_Yl_sV-BkgfH-ej4J4YNvBdRZGZYIu/view>. Acesso em 23, jul. 2021.
PHILLIPS, J. What Is “Time-Based Media”?: A Q&A with Guggenheim Conservator Joanna Phillips O que é “mídia baseada no tempo”? [Entrevista concedida a] Caitlin Dover. Guggenheim, Nova York, 4 mar. 2014. Disponível em: <https://www.guggenheim.org/blogs/checklist/what-is-time-based-media-a-q-and-a-with-guggenheim-conservator-joanna-phillips>. Acesso em: 5, jul. 2021.
RINEHART, R.; IPPOLITO, J. Re-collection: Art, New Media, and Social Memory. Massachusetts: MIT Press, p. 297, jun. de 2014.
VERAS, L. (org.). Abre-te Código – Transformação Digital e Patrimônio Cultural. São Paulo: Goethe Institut, 2020. Disponível em: <https://issuu.com/bdlf/docs/upload_this_e-book_abre-te>. Acesso em: 14, maio, 2021.
Palestras e Webinars
CONSERVATION CENTER – NYU INSTITUTE OF FINE ARTS. Experiential Conservation: The Media Preservation Initiative Model at the Whitney with Carol Mancusi-Ungaro, Dr. Chrissie Iles, Farris Wahbeh, David Neary, Savannah Campbell, Brian Block, Christopher Bernu, and Nicholas Carbone. Disponível em: <https://www.ifa.nyu.edu/conservation/time-based-media.htm>. Acesso em: 16, jun. 2021.
FILEALIVE/ARQUIVOVIVO. Arquivo como Instituição. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VE63Yoa1l8M>. Acesso em: 23, jul. 2021. 2021a.
FILEALIVE/ARQUIVOVIVO. O que arquivar? Demandas e princípios da memória digital. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4LCQXsssdqI>. Acesso em: 23, jul. 2021. 2021b.
NEW YORK UNIVERSITY – ABU DHABI ART GALLERY. An Oral History of the Early Internet: After 40 years of cyberspace, what is left of the utopian dream? Disponível em: <https://www.nyuad-artgallery.org/en_US/resources/watch/an-oral-history-of-the-internet/>. Acesso em: 25, ago. 2021.
UNIVERSITY OF MAINE. Digital Curation Teleconference with Anna Perricci. Disponível em: <https://digitalcuration.umaine.edu/teleconferences/dig_perricci_teleconf_2020.html>. Acesso em: 8, ago. 2021.
Sites citados
Ars Electronica - <https://ars.electronica.art/>
Digital Art Archive - <https://www.digitalartarchive.at/>
Digital Art Archive – SIGGRAPH - <https://digitalartarchive.siggraph.org/>
FILE - <https://file.org.br/>
FILEALIVE / ARQUIVOVIVO - <https://alive.file.org.br/>
ISEA Archives - <http://www.isea-archives.org/>
ISEA Archives -SIGGRAPH - <https://isea-archives.siggraph.org/>
Media Art Research - <http://mediaartresearch.org/search/thesaurus-hie- rarchical.html>
Strapi - <https://strapi.io/>
Tainacan - <https://tainacan.org/>
Tainacan, Artigos - <https://pesquisa.tainacan.org/tipo-pos-graduacao/artigos/>
W3Techs - <https://w3techs.com/>
WikiData - <https://www.wikidata.org/wiki/>
ZKN - <https://zkm.de/>
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Paula Monseff Perissinotto 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .