Espetáculo e esquizofrenia: Debord leitor de Gabel

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p21-28

Mots-clés :

Sociedade do espetáculo, Reificação, Psicopatologia, Comunicação

Résumé

Neste artigo estudarei a leitura que Guy Debord realizou da obra de Joseph Gabel, La Fausse Conscience (1962), e que lhe serviu de base para a apropriação de conceitos clínicos no interior de sua obra teórica La Société du spectacle (1967). Para tanto, estudarei as fichas de leitura inéditas do autor, bem como o manuscrito de sua obra, materiais conservados no Fundo Guy Debord da Biblioteca Nacional da França. Procurarei compreender como Debord desvia os conceitos de Gabel, entendendo os fatos clínicos enquanto fatos sociais. Finalmente, discutirei brevemente a pertinência atual dessa reflexão em diálogo com ensaio recente de Jonathan Crary.

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Biographie de l'auteur

  • Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade Estadual de Campinas

    É um historiador brasileiro. Professor de História da Unicamp, Zacarias publicou em 2018 o livro No Espelho do Terror: Jihad e Espetáculo, no qual aborda questões relacionadas ao terrorismo, tendo como ponto de partida uma análise dos ataques de novembro de 2015 em Paris.

Références

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ZACARIAS, Gabriel F., “Eros e civilização na sociedade do espetáculo: Debord leitor de Marcuse”, Dissonância: Revista de Teoria Crítica, n.1, volume 2, 2018.

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Publiée

2019-12-26

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Zacarias, G. F. (2019). Espetáculo e esquizofrenia: Debord leitor de Gabel. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 39, 21-28. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p21-28