Leitura cruzada dos cadernos de Gustave Flaubert e de anotações de Maxime Du Camp da viagem que fizeram juntos para o Oriente
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i33p8-17Mots-clés :
Gustave Flaubert, Maxime Du Camp, cadernos de viagem, viagem para o Oriente no século 19.Résumé
Neste artigo, trato da gênese de traços do estilo de Flaubert por meio da análise de suas anotações da viagem que fez com Maxime Du Camp para o Oriente, no período de 1849 a 1851, antes de publicar seus romances. A Biblioteca histórica da Cidade de Paris conserva seis dos cadernos que contêm as anotações feitas durante a viagem. Esses cadernos receberam a numeração de 4 a 9. Analiso formas textuais que se repetem nesses cadernos de Flaubert e em manuscritos de Du Camp, que estão na Biblioteca do Instituto da França, em Paris. O objetivo do artigo é trazer elementos para o estudo de como Flaubert se apropria de formas que circulam na literatura da época para construir seu estilo, impregnado de efeitos sensoriais e plásticos.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANTOINE, Philippe. Quand le voyage devient promenade. Écritures du voyage au temps du romantisme. Paris: PUPS, 2011.
BERGEZ, Daniel. Littérature et peinture. Paris: Colin, 2004.
DU CAMP, Maxime. Souvenirs littéraires. Paris: Balland, 1984.
DU CAMP, Maxime. Fundos Du Camp, manuscritos Ms 3720-3721, Biblioteca do Instituto da França.
DU CAMP, Maxime. Voyage en Orient (1849-1851), Notes, ed. de Giovanni Bonaccorso, Messina: Peloritana, 1972.
FLAUBERT, Gustave. Voyage en Orient. In: Œuvrescomplètes. T. II (1845-1851). Biblioteca da Pléiade, n. 36. Ed. de Claudine Gothot-Mersch com a colaboração de Stéphanie Dord-Crouslé, Yvan Leclerc, Guy Sagnes e Gisèle Séginger. Paris: Gallimard, 2013, p. 591-1050.
FLAUBERT, Gustave. Voyage en Orient (1849-1851). Égypte - Liban Palestine - Rhodes Asie Mineure - Constantinople - Grèce - Italie. Ed. de Claudine Gothot-Mersch. Notas e mapas de Stéphanie Dord-Crouslé. Paris: Gallimard, 2006.
FLAUBERT, Gustave. Rés. Ms 85; f° 11v° e f° 12. Manuscrito inédito. Caderno 4 (viagem ao Oriente, 1849). Paris, Biblioteca Histórica da cidade de Paris. Os cadernos manuscritos digitalizados estão disponíveis na base Gallica da Biblioteca nacional da França: http://gallica.bnf.fr
FLAUBERT, Gustave. Correspondance. Ed. de Jean Bruneau. Paris: Gallimard, Biblioteca da Pléiade, 1973, T. I.
FROMENTIN, Eugène. Salon de 1845. In: Œuvres complètes. Ed. de Guy Sagnes. Paris: Gallimard, 1984, p. 877-903.
GAUTIER, Théophile. Histoire du romantisme. Paris: Gallimard, 2011.
GAUTIER, Théophile. Voyage en Espagne. Apresentação, cronologia e notas de Jean-Claude Berchet. Paris: Flammarion, 1981.
MERLEAU-PONTY, Maurice. L'Œil et l'Esprit. Dossiê de Lambert Dousson. Leitura de imagem de Christian Hubert-Rodier. Paris: Gallimard, 2006.
PELTRE, Christine. L’atelier du voyage. Les peintres en Orient au XIXe siècle. Paris: Gallimard, 1995.
RIBEIRO, Lúcia Amaral de Oliveira. Imagens e paleta de cores nos textos de Flaubert da viagem ao Oriente. Tese -Doutorado em Língua e Literatura Francesa. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014, inédita. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-21012015-175516. Acesso em 2 jun. 2017.
RIBEIRO, Lúcia Amaral de Oliveira. Composição de quadros nas anotações de viagem de Flaubert e Delacroix. In: Manuscrítica. Revista de Crítica Genética. n. 28, 2015, p. 141-152. Disponível em: http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/2341. Acesso em 2 jun. 2017.
VOUILLOUX, Bernard. Le tournant «artiste» de la littérature française. Écrire avec la peinture au XIXe siècle. Paris: Hermann, 2011.
WILLEMART, Philippe. Como entender o tempo lógico na Roda da Escritura. In: Psicanálise e teoria literária. O tempo lógico e as rodas da escritura e da leitura. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. 3-16.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manuscrítica. Revista de Crítica Genética 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .