Do condicionamento à expressão: investigando as raízes da criação estética na aprendizagem por associação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p67-83

Palavras-chave:

Criatividade, Expressão estética, Aprendizagem, Associação, Gestalt

Resumo

Este artigo explora a interseção entre a aprendizagem por associação e o processo estético de criação. Iniciando com uma breve discussão sobre o associacionismo, são apresentadas as raízes filosóficas que fundamentam a compreensão da mente humana, desde as ideias de Immanuel Kant, David Hume e John Locke até as contribuições de Gustav Theodor Fechner e outros expoentes da psicologia e neurociência contemporâneas. São considerados como são explorados os princípios da Gestalt e do Conexionismo em relação à preferência estética. Assim, discute-se os fundamentos da aprendizagem por associação, destacando como seus processos são moldados pela experiência individual e influências culturais que podem, além disso, afetar o pensamento crítico coletivo, percorrendo diversas abordagens de conhecimento. Conclui-se que tais preferências estéticas são resultado de uma interação complexa entre processos cognitivos, experiências individuais e influências culturais, sendo moldadas tanto pela razão quanto pela emoção ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

  • Natali L. Nascimento, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Possui graduação em Enfermagem - Faculdade das Américas - FAM. Especialização em Auditoria e Compliance em Saúde - Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil. Formação Complementar em vários segmentos na área da saúde, sendo a maioria direcionados a análise de dados e indicadores. Atualmente, faz MBA em Data Science e Analytics na USP/esalq e Mestrado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP na área de psicologia experimental, avaliando as Relações do ambiente social acadêmico com as habilidades de Pensamento Crítico e Auto-eficácia em discentes de ensino superior.

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Publicado

2024-06-29

Como Citar

Nascimento, N. L. (2024). Do condicionamento à expressão: investigando as raízes da criação estética na aprendizagem por associação. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 52, 67-83. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p67-83