Conexões e interações do processo de criação no ensino remoto do design: fluxo e trânsito entre documentos de processo na disciplina Projeto Sentir
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p117-127Palavras-chave:
ensino do design, ensino remoto, processo de criação, projeto de design, documentos de processoResumo
Este artigo busca discutir facetas que estruturam a complexa rede da criação no trânsito entre documentos de processo analógicos e digitais, desenvolvidos no contexto do ensino remoto da disciplina Projeto Sentir do curso de design no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, no ano letivo de 2020. Estudo motivado pelos aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento do aluno, a partir das inquietações que delineiam e nortearam a seguinte questão: Como os documentos de processo de criação em design interagem com as ações dos alunos em suas estratégias processuais criativas em rede, a partir da observação e análise das atividades e experiências de projeto nas aulas remotas? A discussão se dá sob o viés da teoria da crítica de processo de criação, onde o crítico procura entrar na complexidade desse processo. Portanto, estamos tratando de verificar os procedimentos que se estabelecem entre os documentos analógicos e digitais e as ações do aluno em suas estratégias processuais criativas em rede, ou seja, suas decisões e escolhas diante das variáveis que movem, tramam e estruturam o pensamento. Nesse sentido, o objetivo é identificar e discutir aspectos que afetam o ensino e aprendizagem do processo de design a partir das aulas remotas de projeto. Delineando através das experiências em sala de aula possibilidades e esboços para (re)pensar a criação no contexto digital.
Downloads
Referências
BERNSEN, Jeans. Design: defina primeiro o problema. SENAI/LBDI, 1995.
BOMFIM, Gustavo A. e PORTINARI, Denise B. Epistemologia do design. In: COUTO, Rita Maria de S., FARBIARZ, Jackeline L e NOVAES, Luiza (Ogs.). Gustavo Amarante Bomfim uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.
BOMFIM, Gustavo A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária, 1995.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2000.
COELHO, Luiz Antônio L. (Org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. Novas Ideias, 2011.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. 1a ed., São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. P. 17-38.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. 5a. ed., São Paulo: Intermeios, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonoro, visual e verbal: aplicação na hipermídia. 3a ed., São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo José Oliveira de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.