Na trilha do processo criativo, o estudo de caso BoyBand

Autores

  • Edina Regina Pugas Panichi Universidade Estadual de Londrina
  • Thais Priscilla P. Jerônimo Duarte Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p142-168

Resumo

O processo criativo da propaganda não se limita ao consumo, está atrelado a conceitos que o consumidor atribui a determinada marca ou produto. O presente trabalho busca estudar o processo criativo de uma agência de propaganda, delimitando os pontos relevantes de sua gênese com base nos estudos de crítica genética. Durante sua trajetória, a agência de propaganda Boyband  vem construindo marcas e conceitos. Percorrer os caminhos dos criativos da agência possibilita observar a obra pelo aspecto de processo e não somente seu formato final. Neste artigo serão analisados três trabalhos desenvolvidos pela agência, sendo que cada um possui sua especificidade. O primeiro deles, intitulado Norpave Tiradentes, não foi aprovado pelo cliente, por ser julgado “inconveniente” e “agressivo”. O segundo caso analisado, Empresa Lint, apresenta uma campanha que não foi aprovada de início, tendo que ser reconstruída pela equipe, adequando o material ao real conceito que o cliente  pretendia. Após a reestruturação, acampanha foi aprovada e veiculada. O terceiro trabalho analisado é o da Dona flor Mobiliário, que uniu conhecimento de criação, marketing e marca, traduzindo o conceito que a empresa quer defender.

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Publicado

2011-10-17

Edição

Seção

Incipit

Como Citar

Panichi, E. R. P., & Duarte, T. P. P. J. (2011). Na trilha do processo criativo, o estudo de caso BoyBand. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 21, 142-168. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p142-168