A enorme parábola contínua: a insensatez da realidade em Dashiell Hammett e Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2024.223910Palabras clave:
Rubem Fonseca, Dashiell Hammett, Insensatez da realidade, HospedagemResumen
O artigo pretende ler os autores Dashiell Hammett e Rubem Fonseca a partir da “insensatez da realidade” presente em seus romances. Tomando por base a Parábola de Flitcraft, uma narrativa enxertada no romance O falcão maltês (1930), de Hammett, delineamos como os efeitos da primeira literatura noir se espraiaram até o brasileiro Rubem Fonseca e seu romance A grande arte (1983). Amparados pela noção de hospedagem formulada por Silviano Santiago (2023), aproximamos os dois romances para demonstrar como ambos lidaram com a representação da sociedade urbana em diferentes momentos do século XX.
Descargas
Referencias
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Minas Gerais: Autêntica, 2015.
BOTELHO, André; HOMBEECK, Lucas van. O balão, o serrote e o indivíduo: cosmopolítica do memorialismo modernista. Revista Brasileira de Sociologia, Vol 10, No. 25, Mai-Ago/2022, p. 54.
CONDE, Miguel. RESENHA DE FISIOLOGIA DA COMPOSIÇÃO, DE SILVIANO SANTIAGO. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 14, p. 1-7, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1983-682120211413.
ELLROY, James. The poet of collision. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2007/sep/29/crime.fiction. Acesso em: 01/04/2024.
FIGUEIREDO, Vera Lucia Follain de. A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário. 2020.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
FONSECA, Rubem. A grande arte. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010b.
FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
FONSECA, Rubem. O cobrador. Rio de Janeiro: Agir, 2010a.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
HAMMETT, Dashiell. O falcão maltês. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
https://jacobin.com/2021/04/ernest-hemingway-ken-burns-docuseries-documentary-review-pbs-fbi. Acesso em: 03/07/2023.
JONES, Eileen. Ernest Hemingway Was a Leftist Who Was Hounded By the FBI. Disponível em: https://jacobin.com/2021/04/ernest-hemingway-ken-burns-docuseries-documentary-review-pbs-fbi. Acesso em: 03/07/2023.
PRYSTHON, Ângela. Rubem Fonseca e o pós-modernismo literário brasileiro. Signótica, Goiânia, v. 11, p. 9-27, jan. 1999.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SANTIAGO, Silviano. Grafias de vida: a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
TAVARES, Braulio. Albert Camus, Dashiell Hammett e o absurdo. Disponível em: http://mundofantasmo.blogspot.com/2017_03_04_archive.html. Acesso em: 01/04/2024.
TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. In: Poética da prosa. São Paulo: Unesp, 2018.
VARGAS LLOSA, Mario. A grande paródia. In: FONSECA, Rubem. A grande arte. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mateus Baldi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).