Em barcos de papel: poesia na sala de aula

Auteurs

  • Fábio de Souza Andrade Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i34p91-113

Mots-clés :

“O poema e a água”, Poesia na sala de aula, Leitura de poesia

Résumé

Esse artigo é um exercício de leitura cerrada de um poema, “O poema e a água”, pensado como primeira aproximação das dificuldades de leitura crítica por leitores iniciantes.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Fábio de Souza Andrade, Universidade de São Paulo

    É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1999). Autor de O engenheiro noturno: a lírica final de Jorge de Lima (1997) e Samuel Beckett: o silêncio possível (2001), entre outros. De Samuel Beckett, traduziu e introduziu Fim de Partida (2002), Esperando Godot (2005), Dias felizes (Cosac Naify, 2010) e Murphy (2013). Crítico literário, publica regularmente na imprensa paulistana (O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Entrelivros, Cult). Assinou uma coluna quinzenal na Folha de São Paulo entre 2005 e 2009. De 1990 a 1997, foi professor na Universidade Estadual Paulista (Campus de Assis) e na Unicamp de 1997 a 2001. Desde 2001, professor assistente doutor, e desde 2021, professor associado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, orientando trabalhos e pesquisando temas relacionados ao modernismo brasileiro e europeu. Foi professor visitante nas Universidade de Paris 8 e na Freie Universitåt Berlin e lidera o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett (USP/CNPq).

Téléchargements

Publiée

2021-11-21

Numéro

Rubrique

Leitura de poemas: variedades

Comment citer

Andrade, F. de S. (2021). Em barcos de papel: poesia na sala de aula. Literatura E Sociedade, 26(34), 91-114. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i34p91-113