De la lectura hacia las relecturas: un reporte de experiencia sobre literatura oral y experimentación multisemiótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98048

Palabras clave:

Experimentação, leitura, produção, experimentação semiótica

Resumen

El presente artículo es un reporte de experiencia que tiene por objetivo discurrir sobre literatura oral y experimentación multisemiótica desde las clases de lengua Portuguesa en el primer año de enseñanza media, en el Colégio São Domingos, el año 2013 (São Paulo, Brazil). La propuesta, que vinculó recepción y producción, se hizo con base en la obra Quem conta um conto aumenta um ponto. En ese proceso de (re)lecturas, otras narrativas se han desdoblado, evidenciando una pluralidad de modos, semiosis, miradas y experiencias

 

Referencias

AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1990.

BORGES, Jorge Luís. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CAMPOS, Haroldo. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. IN: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

DEWEY, John. Experience and education. Nova York: The Macmillam Company, 1947.

DIONISO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 29, p. 27 -43, jan./jun., 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTÍN-BARBERO, J. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In: VALTER, F. (org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: O pensamento complexo como aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

MULTIRIO. A escola entre mídias. Rio de Janeiro: MultiRio, 2011.

PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO. Quem conta um conto aumenta um ponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, v. 17 (Coleção Quem Sabe Faz).

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagem na escola. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

Publicado

2015-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. De la lectura hacia las relecturas: un reporte de experiencia sobre literatura oral y experimentación multisemiótica. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 123–139, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98048. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/98048.. Acesso em: 22 jul. 2024.