Um estudo acerca dos efeitos e das contribuições do trabalho com práticas teatrais para a formação de leitores literários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171500Palavras-chave:
formação de leitores, práticas teatrais, leitores literáriosResumo
O artigo tem por intuito apresentar os resultados de uma experimentação didática associada diretamente a criação e resgate de leitores literários. A proposta baseou-se nas práticas teatrais dentro da sala de aula como incentivo e fomento à leitura que cada vez mais encontram-se esquecidas pelas novas gerações. Em busca de uma amplitude que gerasse maior consistência ao trabalho, buscou-se referências em Zilberman (2003), Colomer (2007) e Silva (2009). As análises de cunho qualitativo nos mostraram a necessidade de os professores conhecerem o acervo da biblioteca das escolas e a importância de entenderem como se dá o processo de formação de leitores, visto que, muitos alunos não se consideram leitores pelo fato de não lerem textos literários.
Referências
Abril. Teatro Vivo: introdução e história. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
COLOMER, Teresa. [tradução Laura Sandroni] Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
D’Avila Et. All. Do mundo da teoria para os efeitos da teoria no mundo: diálogos entre forma(n)dos em perspectiva. In: ALVAREZ, I. M. J. GIOVANI. F. (Orgs.) Embates dialógicos nas formações inicial e continuada: significando práticas e constituindo olhares. São Paulo: Pedro e João Editores, 2013.
DÓRIA, Lílian Maria Fleury Teixeira. Linguagem do teatro brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução, André Cechinel. 2.ed. Florianópolis. Ed. Da UFSC, 2013.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 6. ed. São Paulo: Global, 2004.
MARLI ANDRÉ. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. In: Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 51 – 64. Julho, 2001. Disponível em: < http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_1/tcc/texto_2_pesquisa_em_educacao_buscando_rigor_e_qualidade.pdf> acesso em julho de 2018.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro? (Coleção Primeiros Passos) São Paulo: Brasiliense, 2006.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: Atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 2002.
REVERBEL, Olga. Teatro na sala de aula. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
SILVA, Vera Maria. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SPOLIN, Viola. [tradução Ingrid Koudela] Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fabiana Giovani, Fernanda Cavalheiro Granato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).