Contos de fadas na educação infantil: preparando professores para formar leitores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167219Palabras clave:
literatura infantil, ensino, contos de fadas, projeto de extensãoResumen
O artigo objetiva-se a divulgar um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), em escolas públicas de Educação Infantil do município do qual a instituição faz parte. O material deste trabalho possibilita uma reflexão sobre a importância da formação do professor de Educação Básica como formador de leitores, uma vez que o uso da literatura faz-se urgente na prática docente. A importância do projeto dá-se devido ao gênero Conto de Fadas, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar a interação da criança com o universo da imaginação e também aprimorar ainda mais o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca demonstrar a importância do projeto desenvolvido pela instituição de Ensino Superior ao comprovar que pela prática dos alunos envolvidos há possibilidade de estimular e incentivar as crianças para o conhecimento literário, que não ocorre só por meio de livros, mas também pela imersão em espaços literários, o que ocorre, no caso, por meio de projetos de leitura como o que aqui será descrito.
Referencias
Ariès, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 Edição. Rio de Janeiro: Guanabara,
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São
Paulo. Editora Cortez, 1989.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil:
impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
CAMPELLO, S. B. et al. A coleção da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Informação & Informação, Londrina, v.6, n.2, p.71-88, 2001.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Editora Contexto,
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
LÜDKE, Menga; CRUZ Giseli Barreto e. Aproximando universidade e escola de
educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005.
PASSETTI, E. Anarquismos e sociedade de controle. São Paulo: Cortez, 2003.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e
promotores de leitura. 2. Ed. Goiânia, GO.: Cânone Editorial, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro,
R.S.: Objetiva, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Poliana Bernabe Leonardeli, Andréa Scopel Piol
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).