A menina e a canção
Villa-Lobos em diálogo com Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.160931Palabras clave:
música e poema, Villa-Lobos, Mário de AndradeResumen
Na vertente dos Estudos Comparados, realizamos neste artigo uma análise e interpretação das homologias criativas entre o poema de Mário de Andrade, A Menina e a Cantiga, e a composição A Menina e a Canção, de Heitor Villa-Lobos, em seus aspectos estruturais e semânticos, dialogando com questões ligadas ao Modernismo e ao contexto sociocultural de onde emergem as referidas produções.
Referencias
ANDRADE, Mário de. Losango cáqui ou afetos militares de mistura com os porquês de eu saber alemão. São Paulo, A. Tisi, 1926. Disponível em: file:///C:/Users/Itautec/Downloads/1010143413.pdf Acesso em 03/08/2019
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. “Negros, loucos negros”. In Revista USP. Dossiê Brasil/África. São Paulo, n.º 18, junho-agosto 1993.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro. Jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX, São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CARPENTIER, Alejo. Villa-Lobos por Alejo Carpentier: seleção de textos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1991.
DOURADO, Henrique A. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Ed. 34, 2004.
INEP. Música para a escola elementar. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1955.
LOPEZ, Telê Ancona. Mario de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Duas Cidades, 1972.
MARTINS, Nilce Santana. Introdução a Estilística. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
MENEZES, Jaci. “Inclusão excludente: as exclusões assumidas”. In: RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Educação e os afro-brasileiros: trajetórias, identidades e alternativas. Salvador: Coleção Novos Toques – Programa A Cor da Bahia, 1997.
QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação. São Paulo: Anna Blume, 2000.
SOUZA, Cristiane R. Clã do Jabuti: uma partitura de palavras. São Paulo: Annablume, 2006.
VILLA-LOBOS, Heitor. A Menina e a Canção. Texto: Mário de Andrade. Paris: Max Eschig, 1925.
______. Canto Orfeônico 1º volume: marchas, canções e cantos marciais. São Paulo: Irmãos Vitale, 1940.
______. Guia Prático. São Paulo: Irmãos Vitale, 1945.
______. Canto Orfeônico 2º volume: marchas, canções, cantos: cívicos, marciais, folclóricos e artísticos. São Paulo: Irmãos Vitale, 1951.
WISNIK, José Miguel. O Coro dos Contrários - a Música em Torno da Semana de 22. São
Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. “Negros, loucos negros”. In Revista USP. Dossiê Brasil/África. São Paulo, n.º 18, junho-agosto 1993.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro. Jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX, São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CARPENTIER, Alejo. Villa-Lobos por Alejo Carpentier: seleção de textos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1991.
DOURADO, Henrique A. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Ed. 34, 2004.
INEP. Música para a escola elementar. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1955.
LOPEZ, Telê Ancona. Mario de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Duas Cidades, 1972.
MARTINS, Nilce Santana. Introdução a Estilística. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
MENEZES, Jaci. “Inclusão excludente: as exclusões assumidas”. In: RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Educação e os afro-brasileiros: trajetórias, identidades e alternativas. Salvador: Coleção Novos Toques – Programa A Cor da Bahia, 1997.
QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação. São Paulo: Anna Blume, 2000.
SOUZA, Cristiane R. Clã do Jabuti: uma partitura de palavras. São Paulo: Annablume, 2006.
VILLA-LOBOS, Heitor. A Menina e a Canção. Texto: Mário de Andrade. Paris: Max Eschig, 1925.
______. Canto Orfeônico 1º volume: marchas, canções e cantos marciais. São Paulo: Irmãos Vitale, 1940.
______. Guia Prático. São Paulo: Irmãos Vitale, 1945.
______. Canto Orfeônico 2º volume: marchas, canções, cantos: cívicos, marciais, folclóricos e artísticos. São Paulo: Irmãos Vitale, 1951.
WISNIK, José Miguel. O Coro dos Contrários - a Música em Torno da Semana de 22. São
Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
Descargas
Publicado
2019-10-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).Cómo citar
REIS, Célia Maria Domingues da Rocha; PRADA SOARES, Teresinha Rodrigues. A menina e a canção: Villa-Lobos em diálogo com Mário de Andrade. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 10, p. 39–57, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.160931. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/160931.. Acesso em: 20 may. 2024.