Música a partir do barulho; silêncio a partir da música.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022Palabras clave:
Educação infantil, arte e educação, música, protagonismo infantilResumen
O artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de música para crianças de três e quatro anos de idade, realizado em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. Em uma sala permeada por ruídos e dispersões surge um trabalho regado de protagonismo infantil, de escuta e de pesquisa sonora, feito de maneira “brincante”e divertida.
Referencias
ANUNCIAÇÃO, Silvio. Ruídos em aula afetam e incomodam estudantes. Nº 593. Campinas:
Jornal da Unicamp, 2014. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/593/ruidos-
-em-aula-afetam-e-incomodam-estudantes. Acesso em: 14 agosto. 2018.
AURÉRIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FAVARETTO, Celso. Música na escolar: Por que estudar música? In: JORDÃO, Gisele, ALUCCI,
Renata R., MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A Música
na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI,
Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na
educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 59-104.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo
da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989.
Jornal da Unicamp, 2014. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/593/ruidos-
-em-aula-afetam-e-incomodam-estudantes. Acesso em: 14 agosto. 2018.
AURÉRIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FAVARETTO, Celso. Música na escolar: Por que estudar música? In: JORDÃO, Gisele, ALUCCI,
Renata R., MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A Música
na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI,
Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na
educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 59-104.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo
da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989.
Descargas
Publicado
2019-06-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).Cómo citar
PUCCI, Mariama Palhares; CAMARGO, Danilo Ferreira de. Música a partir do barulho; silêncio a partir da música. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 10, p. 125–138, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/158022.. Acesso em: 20 may. 2024.