Music from the noise; Silence from the music.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022Keywords:
Children’s education, Art and education, music, Child protagonismAbstract
The article presents the experience of a music project executed with toddlers (2-3 years of age) at one Public Center for Children maintained by the City of São Paulo. In a room, filled with noise and dispersion, an exercise that creates and reinforces the child protagonism is born from an interactive, rich and playful listening research and sound exploration.
References
ANUNCIAÇÃO, Silvio. Ruídos em aula afetam e incomodam estudantes. Nº 593. Campinas:
Jornal da Unicamp, 2014. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/593/ruidos-
-em-aula-afetam-e-incomodam-estudantes. Acesso em: 14 agosto. 2018.
AURÉRIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FAVARETTO, Celso. Música na escolar: Por que estudar música? In: JORDÃO, Gisele, ALUCCI,
Renata R., MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A Música
na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI,
Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na
educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 59-104.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo
da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989.
Jornal da Unicamp, 2014. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/593/ruidos-
-em-aula-afetam-e-incomodam-estudantes. Acesso em: 14 agosto. 2018.
AURÉRIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FAVARETTO, Celso. Música na escolar: Por que estudar música? In: JORDÃO, Gisele, ALUCCI,
Renata R., MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A Música
na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI,
Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na
educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 59-104.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo
da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989.
Downloads
Published
2019-06-12
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
PUCCI, Mariama Palhares; CAMARGO, Danilo Ferreira de. Music from the noise; Silence from the music. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 10, p. 125–138, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/158022.. Acesso em: 20 may. 2024.