Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p159-175Mots-clés :
interfaces, discurso, mídia, ensino.Résumé
O processo de ensino-aprendizagem não pode ignorar as transformações pelas quais passa a realidade. É preciso que a escola se aproxime dos fatos reais e os traga para a sala de aula, promovendo uma reflexão sobre eles. Dentre as várias abordagens que podem ser tratadas pela instituição escolar, escolhemos as mídias, que cada vez mais se fazem presentes no dia a dia dos cidadãos. Este artigo objetiva algumas reflexões sobre os possíveis diálogos entre discurso, mídia e ensino, considerando que se devem trazer para a sala de aula as diferentes linguagens, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e de produção dos diferentes discursos que permeiam a sociedade contemporânea. Para atingir este objetivo, buscamos dialogar com os estudos de Maingueneau (2004, 2014) no que diz respeito ao discurso, Martin-Barbero (1996, 2012) e Setton (2011) no tocante às mídias, e Silva (2011) e Sanfelice (2009), no que se refere à interação e sala de aula. A partir dessas notas sobre as interfaces entre discurso, mídia e ensino, é possível afirmar que a inserção das mídias nos diferentes suportes torna de fato o ensino-aprendizagem mais significativo para os sujeitos envolvidos nesse processo.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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