Questões de leitura e ensino: ler e saber

Auteurs

  • Guaraciaba Micheletti Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ana Elvira L. Gebara Universidade Cruzeiro do Sul

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p227-246

Mots-clés :

leitura, leitura na escola, tipos de leitura, saberes e fazeres, leitura nas aulas de língua portuguesa

Résumé

O ato de ler é uma atividade que conjuga a socialização em comportamentos e valores associada a processos cognitivos. Os resultados dessa atividade se estendem além dos limites da aquisição do conhecimento para uma possibilidade de integração com os outros membros da sociedade. Como uma das tarefas da escola, a leitura tem sido discutida amplamente e tem sido objeto de várias linhas de pesquisa. Alinhadas à necessidade da reflexão sobre a leitura, neste artigo, adotamos a perspectiva multidisciplinar que entrelaça os saberes e os fazeres para a formação do leitor proficiente, apontando caminhos para o desenvolvimento dessa atividade na escola, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo gêneros textuais, circulação e estrutura composicional. Para esse trabalho com os variados gêneros que circulam na sociedade e na escola, fazemos algumas sugestões que podem ser ampliadas pelo professor à medida que trouxer para as atividades as necessidades dos alunos e de seu plano de ensino bem como dos documentos que se referem aos projetos da escola e às orientações nacionais. Como ilustração de desenvolvimento de um roteiro a ser elaborado para cada gênero e situação de aplicação, indicamos a leitura, seguindo essa linha, de um poema de José Paulo Paes, “Skepsis”.

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Biographie de l'auteur

  • Ana Elvira L. Gebara, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professora do Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publiée

2012-12-10

Comment citer

MICHELETTI, Guaraciaba; GEBARA, Ana Elvira L. Questões de leitura e ensino: ler e saber. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 227–246, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p227-246. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/47723.. Acesso em: 22 juill. 2024.