Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa

Auteurs

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47

Résumé

Busca-se discutir, neste trabalho, o papel que os procedimentos discursivos de oralidade e de escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. Para tanto, expõem-se as relações que se estabelecem entre as duas modalidades em questão (a oralidade e a escrita) e apontam-se algumas estratégias para levar o aluno a compreender os diferentes usos da língua como legítimas manifestações de linguagem, desde que adequados às intenções, aos interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados.

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Publiée

2009-12-04

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, n. 22, p. 39–47, 2009. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/37324.. Acesso em: 22 juill. 2024.