Dois aspectos de linguagem e um poema: um estudo estilístico de "Água-forte"

Autores/as

  • Isabel Cristina Ferreira Teixeira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p67-83

Palabras clave:

Estilística, Linguística, Discurso, Paradigma, Sintagma.

Resumen

Este estudo organiza-se em torno de uma experiência desenvolvida em sala de aula, mais especificamente em Estudos Linguísticos, disciplina cursada por estudantes dos primeiros semestres do curso de Licenciatura em Letras. Nela começamos a reflexão sobre a constituição disciplinar da linguística pelas ideias estruturalistas. Jakobson logo aparece com seus artigos fundadores sobre os eixos da organização da linguagem associados à afasia e sobre as funções da linguagem, caracterizando a função poética como aquela que “projeta o princípio da equivalência do eixo da seleção sobre eixo da combinação” (1985, p. 130). Mas como compreender esses conceitos que descrevem a expressividade dos elementos linguísticos? A ideia é aplicá-los à linguagem em seus diferentes usos. O poema é uma dessas possibilidades. Apresentamos então o estudo feito para os estudantes e com os estudantes que analisa o funcionamento das duas figuras polares de estilo – a metáfora e a metonímia – aplicadas ao poema “Água-forte” de Manuel Bandeira (1986). Baseados nos princípios estruturalistas de Saussure (1974) e Jakobson (1985), aproximamos os eixos de organização da linguagem a essas figuras. Essa análise favorece a descoberta do sentido, produz possibilidades de leitura e, principalmente, permite a observação de efeitos discursivos relacionados ao conhecimento da expressividade dos elementos linguísticos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isabel Cristina Ferreira Teixeira, Universidade Federal do Pampa
    Professora graduada em Letras - Habilitação Português/ Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (1987), Mestrado em Letras - concentração em Estudos Linguísticos (1998), pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS e Doutorado em Letras - concentração em Estudos Linguísticos (2009), também pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ RS. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, em Bagé/RS, atuando na área de Língua Portuguesa, Ensino de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Letras.

Publicado

2016-07-06

Cómo citar

TEIXEIRA, Isabel Cristina Ferreira. Dois aspectos de linguagem e um poema: um estudo estilístico de "Água-forte". Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 67–83, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p67-83. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/111573.. Acesso em: 11 dec. 2024.